Presidentes de UEFA e Conmebol se reúnem para discutir retorno da Copa Intercontinental

Compartilhe com os amigos

Flamengo venceu a competição em 1981, quando bateu o Liverpool (ING) por 3 a 0 em Tóquio


Nesta segunda-feira (28), os presidentes de UEFA e Conmebol se reuniram na Assembleia Geral Europeia, em Zurique. Alejandro Domínguez foi convidado de honra de Nasser Al-Khelaifi, mandatário da associação de clubes europeus . Entre os temas discutidos, o comandante da maior entidade do futebol sul-americano deixou no ar um possível retorno da famigerada – e extinta- Copa Intercontinental.

Muito obrigado Nasser Al-Khelaifi, da ECA, pelo convite para sua assembleia-geral. A Conmebol quer desenvolver vários projetos em conjunto com a ECA e a Uefa. Talvez o retorno da Copa Intercontinental? — disse o presidente da Conmebol, nas redes sociais.

Alejandro Domínguez já fala no possível retorno da competição desde 2017. E em entrevista recente, o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, também manifestou interesse em ‘repovoar’ o torneio internacional. Dessa forma, a reunião na Associação Europeia de Clubes (ECA) é fundamental, visto que é a única aprovação pendente para que os trâmites nos bastidores aconteçam e a competição volte a ter prestígio.


Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!


A competição foi criada em 1960 e, até 1979, era disputada em formato ‘ida e volta’, sempre com o campeão sul-americano enfrentando o europeu. No entanto, a partir de 1980, a Copa Intercontinental ganhou o patrocínio da Toyota e, com isso, passou a ser jogada no Japão. O ‘Projeto Tóquio’, é claro, passou a ser a obsessão de todas as equipes brasileiras.

Nesse tempo, o Flamengo conseguiu conquistar a Copa Intercontinental, em 1981. Na ocasião, o Mengão venceu o Liverpool (ING) por 3 a 0, em jogo que é lembrado por rubro-negros de todo o mundo como o mais importante de sua história. O título, inclusive, é reconhecido como ‘Mundial’ pela FIFA, entidade máxima do futebol. A competição parou de ser disputada em 2004.

Compartilhe com os amigos

Veja também