Zagueiro era o principal jogador da posição, mas as coisas mudaram ao longo de 2022
O setor defensivo chegou a ser, em 2019, um das posições mais sólidas do Flamengo. A partir de 2020, as coisas mudaram. Pablo Marí foi vendido ao Arsenal, na época, mas Rodrigo Caio foi o caso mais preocupante. O zagueiro passou a sofrer com seguidas lesões. O camisa 3 ainda não conseguiu se recuperar fisicamente e, agora, está no final da fila com Paulo Sousa.
O zagueiro ainda segue o cronograma do Departamento Médico e não treina com o plantel. Por isso, o treinador português coloca outros atletas à frente de Rodrigo Caio. Afinal, Paulo Sousa foca bastante nas movimentações defensivas, exigindo que os atletas sigam à risca as instruções, deixando a qualidade técnica e individual em um segundo plano.
Além disso, o Flamengo contratou dois jogadores para a setor, ambos aprovados por Paulo Sousa: Fabrício Bruno, ex-Red Bull Bragantino, e Pablo, ex-Lokomotiv Moscou (RUS). Gustavo Henrique, Léo Pereira e David Luiz já foram usados por Paulo Sousa e ganharam pontos positivos nesta temporada, enquanto Filipe Luís parece ter assumido a posição do lado esquerdo.
As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!
Além dos citados acima, Cleiton e Noga, da base, também já foram utilizados nesta temporada, mas não entram na disputa por titularidade. Ambos têm idade sub-20 e, apesar de treinarem no profissional, devem disputar partidas na categoria inferior ao longo de 2022.
Rodrigo Caio, com isso, está no final da fila entre os zagueiros profissionais e terá que reconquistar a posição. Das três vagas na defesa, duas delas parecem ter donos bem definidos: David Luiz e Filipe Luís. Pablo, recém-chegado, tem a preferência para assumir a terceira e última, que vinha sendo ocupada por Fabrício Bruno.
Além de estar no final da fila, Rodrigo Caio ainda tem outra missão, e a mais importante: recuperar-se fisicamente para estar à disposição de Paulo Sousa. O jogador ainda está entregue ao Departamento Médico, fazendo trabalhos específicos. O atleta está sendo preparado para o Campeonato Brasileiro, mas ainda não há prazo exato para ser relacionado ou, até mesmo, para treinar com o restante do elenco.
Rodrigo Caio é desfalque certo nas quatro possíveis futuras partidas do Flamengo no Campeonato Carioca. Nas duas da semifinal e, caso o Fla se classifique, em ambas da final. Pela semi, o Mengão encara o Vasco da Gama nesta quarta-feira (16) e no domingo (20), pela ida e volta da eliminatória. Os confrontos terão início às 20h e às 16h (horário de Brasília), respectivamente, e ambos duelos serão disputados no Maracanã.
Com gol de Marinho, Fortaleza deixou o Fluminense ‘na porta’ do Z-4 do Brasileirão O…
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…