Desembargador concede ‘Habeas Corpus’, e Cacau Cotta está liberado para Fluminense x Flamengo

Compartilhe com os amigos

Dirigente conseguiu uma espécie de ‘efeito suspensivo’, e punição de três meses longe dos estádios não está mais em vigor

Na manhã de sexta-feira (01), a Justiça do Rio de Janeiro determinou o afastamento em caráter de urgência de Cacau Cotta, diretor de relações externas do Flamengo, pela invasão do gramado em Flamengo 0 x 2 Fluminense, na quarta (30). Horas depois, no entanto, o dirigente conseguiu decisão favorável, com um Habeas Corpus assinado pelo Desembargador de Plantão Sidney Rosa da Silva.

Na decisão anterior, Cacau Cotta tinha que ficar longe dos estádios que houvessem jogos do Flamengo nos meses de abril, maio e junho deste ano. Entretanto, com o Habeas Corpus, o diretor está liberado para marcar presença no clássico deste sábado (02), no Maracanã, válido pela segunda e decisiva partida da final do Campeonato Carioca. O confronto terá início às 18h (horário de Brasília).



O ‘efeito suspensivo’ foi dado pela justificativa de “A decisão proferida pelo Juízo de piso se deu à míngua de requerimento do Ministério Público, e sem que tenha sido deflagrada ação penal até o momento“, explicou o desembargador, que ainda escreveu na decisão: “Paciente (Cacau Cotta) possuía autorização legítima para estar no gramado do Maracanã, bem como que em nenhum momento incitou a violência ou causou tumulto, mas simplesmente, teria reclamado da arbitragem no intervalo da partida“.

Em outro trecho, o Dr. Sidney Rosa da Silva ainda ponderou: “Destacam os impetrantes a existência de violação ao príncipio da isonomia, eis que, em situações muito mais graves, envolvendo diretores de outras agremiações esportivas, houve aplicação de medidas que se limitaram à esfera administrativa, mais do que suficiente para tutelar situações com este perfil“.

Sendo assim, Cacau Cotta estará no confronto de logo mais. Vale ressaltar que a nova decisão permite, também, que o dirigente esteja em todos os confrontos do Flamengo a partir de então. Cabe, porém, novo recurso da acusação, mas, por enquanto, o diretor pode ser credenciado pela FERJ, pela CBF e pela Conmebol para os respectivos duelos rubro-negros no Campeonato Carioca, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores da América.

Compartilhe com os amigos

Veja também