Paulo Sousa muda, e Bruno Henrique melhora de rendimento com nova posição

Compartilhe com os amigos

Atacante começou a jogar mais na diagonal, o que, consequentemente, o aproxima de companheiros


Por: Higor Neves e Leonardo José

O técnico Paulo Sousa chegou ao Flamengo em janeiro e desde então mudou a metodologia de trabalho que seus antecessores tinham. O treinador abriu mão das variações em 4-4-2 e 4-2-3-1 que o time costumava jogar e passou a escalar o Rubro-Negro no 5-2-1-2. Isso, por vez, fez com que a equipe não agisse bem por, a princípio, não entender os comandos. No entanto, o português tem se adaptado a essas situações, e uma prova disso é a mudança no posicionamento de Bruno Henrique.

Quando começou a escalar o Fla, o técnico português deixou bem claro que preferia colocar uma linha de três zagueiros, outra linha de cinco meio-campistas à frente e dois homens de ataque mais soltos. Nesse esquema, Bruno Henrique ficava praticamente preso à linha lateral do lado esquerdo, atuando literalmente como um ala. Gabigol e Pedro eram os dois atacantes. Após conhecer o elenco e saber das características, Paulo Sousa iniciou sua própria mudança para extrair o melhor do time rubro-negro.


Quem será o próximo a perder para o Mengão? Saiba como lucrar com previsões esportivas!


Desde a estreia na Libertadores, contra o Sporting Cristal, a posição do camisa 27 parece vir se consolidando como o último homem de uma linha de quatro, não mais numa linha de cinco como era antes. E esse formato de meio-campo favorece no posicionamento tanto de Bruno Henrique quanto de Everton Ribeiro, já que Bruno fica na esquerda e o camisa 7 na direita.

Deixar de ser um ala e voltar a agir como meia — ou ponta — tem favorecido Bruno Henrique. Antes, ele aprofundava jogadas no corredor. Agora, voltou a buscar as diagonais para a área e se ‘comunicar’ mais com Gabigol, Everton Ribeiro e Arrascaeta, companheiros de ataque.

Além do rendimento em si, os números ratificam a crescente: são dois gols e duas assistências em três jogos, retomando a confiança tanto da torcida, quanto da comissão técnica.


Flamengo tem jogador com contrato até 2027 e outros dois com vínculo até 2026; saiba quem são


A próxima oportunidade de Bruno Henrique seguir mostrando evolução será contra o São Paulo, às 16h do domingo (17), no Maracanã, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Após empatar na estreia por 1 a 1 com o Atlético-GO, a equipe carioca precisa vencer para encostar na parte de cima e seguir de perto na briga pelo topo do Brasileirão.

Compartilhe com os amigos

Veja também