Flamengo vacila, perde para o Botafogo e se complica no Brasileirão

Compartilhe com os amigos

Rubro-Negro perdeu para o Alvinegro por 1 a 0, no Mané Garrincha, pelo torneio nacional


Por: Vitor Beloti

Na manhã deste domingo (08), o Flamengo perdeu por 1 a 0 para o Botafogo, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Com a derrota, em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, o Mais Querido pode terminar o final de semana na zona de rebaixamento da competição nacional.

O JOGO

O clássico carioca começou bastante disputado. Com três minutos de jogo, o Flamengo pressionou a saída de bola do Botafogo, com os atletas Bruno Henrique, Gabigol, Arrascaeta e Everton Ribeiro, mas sem sucesso na recuperação de bola. Aos 7′, o camisa 27 da Gávea fez boa jogada no lado esquerdo de ataque, ao lado de Everton Ribeiro, e chegou com perigo na grande área pela primeira vez, no entanto, o zagueiro Sauer conseguiu interceptar a tabela para o Alvinegro.

Aos oito minutos, saiu o primeiro cartão amarelo da partida: foi para o lateral-direito Saravia, do Botafogo, logo aos oito minutos do primeiro tempo, após carrinho dado em Bruno Henrique. Apesar da iniciativa do Flamengo, o Alvinegro foi o autor da primeira finalização do confronto, aos 11′, com o meio-campista Lucas Fernandes.

Após o chute do Alvinegro, o Flamengo não deixou barato e chegou de forma perigosa aos 12 e 13 minutos, com Bruno Henrique e Willian Arão. O volante, por sua vez, acertou a trave de Gatito Fernandez, sendo a primeira chance de perigo do clássico. Logo em seguida, o Rubro-Negro manteve a pressão e deu sustos à zaga do Botafogo, que não consegue deixar o campo de defesa depois dos 12′.

Aos 18′, o meio-campista Arrascaeta recebeu um belo passe de Bruno Henrique, no entanto, o uruguaio não conseguiu driblar o zagueiro Kanu na entrada da grande área para finalizar. Logo em seguida, aos 21 minutos, o Flamengo chegou após uma boa jogada trabalhada com o camisa 14, Gabigol e Everton Ribeiro, que resultou no segundo  escanteio para o Rubro-Negro na partida.

Com 24 minutos do primeiro tempo, o lateral-esquerdo Ayrton Lucas entrou no lugar de Filipe Luís, que sentiu dores musculares. Em seu toque inicial, o jogador fez bela jogada pela esquerda e tocou para Gabigol finalizar, mas a bola rebateu na zaga do Botafogo. Aos 25′, o Flamengo balançou as redes no Mané Garrincha! O camisa 9 da Gávea recebeu um ótimo cruzamento de Everton Ribeiro na pequena área e cabeceou para anotar o primeiro gol no clássico. Contudo, depois de revisão do VAR, o árbitro Anderson Daronco anulou o tento por impedimento, mantendo o 0 a 0 no placar.


Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!


Depois da parada técnica, aos 30 minutos de jogo, o ritmo caiu de ambas as equipes, que apenas trocaram passes no meio de campo. Com 37′, o Botafogo voltou a chegar na área do Flamengo, dessa vez com Victor Sá. O atacante limpou o lateral Ayrton Lucas e cruzou, mas o goleiro Hugo Souza estava atento e agarrou a bola com segurança. O Alvinegro chegou mais uma vez! Aos 40′, Erison driblou com facilidade o lateral Isla e o volante Willian Arão, finalizando na meta de Hugo Souza. O lance resultou em escanteio contra o Rubro-Negro, que não levou perigo ao Clube da Gávea.

Bruno Henrique finalizou pela primeira vez na partida. O camisa 27 da Gávea recebeu um passe em profundidade, aos 45 minutos do primeiro tempo, driblou o lateral Saravia e finalizou para fora, passando pelo canto esquerdo de Gatito. Aos 47′, Gabigol cabeceou após cruzamento de Isla no lado direito, mas a bola passou longe do alvo alvinegro.

Logo depois, foi a vez de Bruno Henrique, aos 49′, voltar a ser perigoso pelo lado rubro-negro. Com intuito de sair para o intervalo com vantagem, o atacante recebeu um lindo passe de Everton Ribeiro e finalizou para uma grande defesa de Gatito. Sem bola na rede, Flamengo e Botafogo deixaram a primeira etapa com 0 a 0 no placar.

Na volta para o primeiro tempo, aos 40 segundos de jogo, Gabigol saiu cara a cara com Gatito e finalizou para fora, sem perigo para o Alvinegro. Com cinco minutos, o meio-campista Arrascaeta cobrou falta e a bola passou perto do gol, mas não dessa vez que abriu o placar.

O Botafogo abriu o placar no Estádio Mané Garrincha. Aos seis minutos, após um contra-ataque, o atacante Erison bateu forte e o goleiro Hugo Souza espalmou para o fundo das redes: 1 a 0. O Flamengo, por sua vez, não lamentou o tento sofrido e foi atrás para reverter o resultado. Bruno Henrique, aos 8′, limpou a jogada na grande área e chutou para uma linda defesa de Gatito.

Sem tempo a perder, o Flamengo manteve a postura de atacar o Botafogo. Aos 16 minutos, o ponta-direita Everton Ribeiro recebeu lindo passe dentro da área e finalizou para fora. Logo depois, aos 22′, Arrascaeta levantou a bola na grande área, Gabigol aproveitou a sobra e chutou por cima do gol, sem perigo para Gatito.
Aos 26 minutos do segundo tempo, Rodinei chutou na direção do gol, Gatito desviou e a bola foi para escanteio. Em seguida, após cobrança do canto, Everton Ribeiro aproveitou a bola sobrada na entrada da grande área e chutou por cima do gol alvinegro. Para não sofrer pressão o tempo inteiro, o Botafogo foi ao campo de ataque e alcançou um escanteio aos 30 minutos. No entanto, a cobrança do canto não levou perigo para a meta de Hugo Souza.
Quase golaço do Flamengo! Aos 34 minutos do segundo tempo, o Garoto do Ninho Lázaro foi escolhido por Paulo Sousa para entrar em campo e finalizou de fora da área, levando perigo para Gatito Fernandez. Com 39′, o Rubro-Negro pressionou a saída de bola do Botafogo para recuperar a bola, mas sem sucesso.
Poucos minutos depois, aos 40′, foi a vez do Botafogo levar perigo à meta de Hugo Souza, que fez uma grande defesa para impedir o segundo gol do Alvinegro no clássico carioca. Em contra ataque, o Flamengo saiu em velocidade com Lázaro. O Garoto do Ninho limpou a jogada na grande área e finalizou na direção de Gatito Fernandez, que defendeu sem sustos.
Com oito minutos de acréscimos, o Flamengo levou perigo até o último minuto. Aos 50′, David Luiz deu um lindo chute para mais uma grande defesa de Gatito Fernandez. Logo em seguida, o zagueiro rubro-negro voltou a aparecer no campo de ataque, recebeu passe de Gabigol e finalizou por cima do alvo alvinegro. Apesar das tentativas, o Rubro-Negro não conseguiu balançar as redes e saiu de campo com a derrota.
Sem tempo a perder, o Flamengo não terá tempo para lamentar a derrota. Isso porque, nesta quarta-feira (11), o Mais Querido volta a campo pela Copa do Brasil, contra o Altos-PI. A bola irá rolar a partir das 19h30 (horário de Brasília), no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO X BOTAFOGO
Competição: Campeonato Brasileiro – 5ª rodada
Local: Estádio Mané Garrincha – Brasília
Data: 08 de maio de 2022 (domingo)
Horário: 11h (horário de Brasília

Flamengo: Hugo Sousa; Maurício Isla, Willian Arão, David Luiz e Filipe Luís; Thiago Maia, Andreas Pereira, Arrascaeta, Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol.
Técnico: 
Paulo Sousa.

Botafogo: Gatito Fernandez; Saravia, Kanu, Victor Cuesta e Daniel Borges; Oyama, Tchê Tchê e Lucas Fernandes; Gustavo Sauer, Victor Sá e Erison.
Técnico: Luis Castro

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Nosso veterano Arão quando não faz o gol contra ajeita para o centroavante finalizar e marcar. Fora Arão sua “bixa”.

  • E vai piorar. Essa insistência dessa diretoria vai levar o clube a um dos piores anos do clube nas últimas décadas. Esse PS vai conseguir ser eliminado nas competições mata-mata e quando olhar para o brasileiro, vai ser tarde demais. Flertar com a zona de rebaixamento? Achei que isso seria página virada no clube. Até o técnico do sub 20 saiu do clube e ele era bem melhor que o Paulo Souza.

Comentários não são permitidos.