Hugo brilha, Gabigol decide e Flamengo vence o Fluminense no Brasileirão

Compartilhe com os amigos

Em clássico eletrizante, o Flamengo saiu atrás, mas foi em busca da virada no Maracanã


Depois da classificação com liderança isolada no Grupo H da Libertadores, o Flamengo voltou a campo neste domingo (29), para encarar o Fluminense. Pressionado por uma vitória, o Rubro-Negro deu resposta às cobranças e venceu o rival por 2 a 1, de virada. Os gols do Fla foram marcados por Andreas Pereira e Gabigol, enquanto o do rival saiu em cabeceio de German Cano. O goleiro Hugo, com ao menos três defesas difíceis, também foi destaque da partida. Com o triunfo, o Mais Querido chegou a 12 pontos e foi para a nona posição.


O JOGO

Como era de se esperar, o clássico entre Flamengo e Fluminense começou agitado. A primeira polêmica veio logo aos dois minutos, com reclamação por cartão para o zagueiro Manoel. O defensor havia sido driblado por Bruno Henrique, que dispararia em vantagem contra a zaga, mas foi parado com falta. O juiz assinalou a infração, mas decidiu não punir com cartão, o que irritou jogadores e também a torcida.

O primeiro susto do jogo foi a favor do Fluminense. Após jogada pela direita, a bola veio cruzada na área do Fla, e Arão apareceu cortando para escanteio, mas passou perto de cometer gol contra. Na bola parada, o Rubro-Negro não escapou, e German Cano abriu o placar aos 9 minutos, escorando na segunda trave.

Depois do gol, o Fluminense passou a manter a posse de bola, mas também não conseguia criar. O Flamengo, nervoso, demorou a levar perigo. A primeira finalização veio aos 19 minutos, com cabeceio para fora de Arrascaeta. Aos 32′, o Fla teve uma nova chance de empatar, aproveitando uma saída de bola errada da equipe adversária. No lance, Bruno Henrique levou a melhor pela ponta esquerda e cruzou para Everton Ribeiro. O camisa 7 emendou de perna direita, e a bola passou perto da meta.

O gol de empate surgiu minutos depois, aos 34. Em trama pelo lado direito, Matheuzinho cruzou rasteiro e a bola desviou no meio da área. A sobra veio nos pés de Andreas Pereira, que não pensou duas vezes para arrematar da entrada da área e acertar o cantinho do goleiro Fábio, que nada pôde fazer.

O momento do Flamengo era bom e, por pouco, a virada não veio: Bruno Henrique foi lançado por David Luiz e ganhou a disputa com Fábio. O camisa 27 passou para Arrascaeta, que estava na entrada da pequena área, mas finalizou mal e desperdiçou uma grande chance.

O Fluminense voltou a ameaçar aos 43 minutos, quando Cano saiu cara a cara com o goleiro Hugo Souza. No lance, o atacante tricolor tentou esperar o melhor momento para finalizar, mas o arqueiro cresceu para cima dele e conseguiu cortar a finalização, que seria perigosa.

O primeiro tempo seguiu até os 47 minutos, com um maior equilíbrio. Vale destacar que, na primeira etapa, dois jogadores do Fla receberam cartão amarelo: Matheuzinho e Gabigol. O camisa 9 estava pendurado e, por isso, não jogará na próxima rodada do Brasileirão.

As equipes voltaram para o segundo tempo sem substituições, e a postura também seguiu a mesma: equipes tentando marcar no campo de ataque, com várias faltas técnicas e contato físico.

Aos cinco minutos, o Fluminense conseguiu uma bela troca de passes, até Yago aparecer na grande área. O camisa 20 dominou e buscou o chute forte, cruzado, mas a zaga mandou para escanteio. Na cobrança, Rodrigo Caio foi superior na bola aérea e afastou de vez o perigo.

O Fluminense voltou a ter um maior domínio da posse de bola, e conseguiu gerar mais um cartão para o Fla: John Arias fez boa jogada individual no meio campo, deixando David Luiz para trás. Após ser driblado, o zagueiro cometeu falta e foi amarelado.

Apesar do time tricolor rodar a bola, quem marcou foi o Flamengo. Aos 12 minutos, Andreas partiu pelo meio, tocou para Gabigol e se projetou na área. O camisa 9 devolveu para o belga, que cruzou rasteiro. Com oportunismo e esperteza, o próprio Gabriel apareceu para finalizar e colocar o Mengão na frente.

O Flamengo cresceu no jogo e teve uma grande chance aos 15 minutos: após boa trama pela esquerda, Arrascaeta recebeu na entrada da grande área e foi parado com falta dura de André, que recebeu cartão amarelo. Na cobrança, Andreas tentou bater no contrapé de Fábio, mas mandou para fora.

Sentindo o golpe, o técnico Fernando Diniz decidiu fazer duas alterações: Matheus Martins e Caio Paulista entraram nas vagas de Yago Felipe e Wellington, assim projetando dois atacantes nas vagas de dois volantes. Na sequência, Paulo Sousa deu a resposta, acionando Pedro, no lugar do meia Arrascaeta.

Em um vacilo de Gabigol, o Fluminense chegou bem perto de empatar aos 22 minutos. O atacante recuou para ajudar na saída de bola, mas não fez bem a proteção e foi desarmado. Matheus Martins saiu na cara do gol, mas Matheuzinho apareceu no último momento para bloquear e mandar a bola para escanteio.

Um novo susto veio aos 25 minutos, mas o goleiro Hugo voltou a salvar. No lance, Ganso fez um lindo passe para quebrar a zaga do Fla, e Caio Paulista ficou na cara do gol. O arqueiro, por sua vez, manteve a frieza, esperou o adversário se decidir e fez ótima defesa, chegando a ser ovacionado no Maracanã.

O goleiro do Flamengo vivia uma noite eliminada, e mais uma prova veio minutos depois. Em escanteio cobrado pelo lado esquerdo, Luiz Henrique foi no segundo andar e cabeceou forte, no canto, e Hugo foi buscar, evitando o empate mais uma vez.

Aproveitando a pressão, Fernando Diniz colocou Felipe Melo e Willian, nos lugares de David Braz e John Arias. Ao mesmo tempo, Paulo Sousa respondeu com Isla, Pablo e Vitinho, nas vagas de Everton Ribeiro, Matheuzinho e Bruno Henrique.

Tentando ir atrás do empate, o Fluminense tomou postura mais ofensiva, mantendo a posse de bola no ataque. Com isso, Diniz fez a última substituição, com John Kennedy no lugar de Samuel Xavier. Gabigol, por sua vez, foi sacado logo depois, aos 39 minutos, para entrada de Lázaro.

Os ânimos ficaram aflorados na reta final, e dois jogadores foram expulsos no banco de reservas: Rodinei do lado do Flamengo, e David Braz, zagueiro do Flu. O

Apesar das mudanças, o Fluminense não conseguiu se igualar ao Mengão, que venceu a quarta partida consecutiva e subiu para a nona posição. O triunfo garante dias mais tranquilos de trabalho para o técnico Paulo Sousa. Agora na oitava posição e longe do Z-4, o Fla volta a campo às 16h (horário de Brasília) do próximo domingo (05), contra o Fortaleza, novamente no Maracanã.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Quando o goleiro foi o melhor do time, é sinal que o adversário foi melhor.
    Na boa, hoje jogamos como um time pequeno. O cara tirou as estrelas, recuou o time e chamou o flu. Não perdemos porque o Hugo fechou o gol.
    Abel e Papai Joel não fariam melhor.
    #FORAPAULOSOUZA.

Comentários não são permitidos.