A discussão sobre as SAFs no Brasil ainda é algo bastante recente e qualquer referência precisa ser analisada com muito critério. Isso não impediu que discussões sobre os valores das SAFs negociadas até o momento no país fossem criticadas.
O levantamento publicado pela Betway trouxe valores das vendas aqui no Brasil e comparações com valores de clubes do futebol europeu, com as devidas proporções: os números que giram no futebol europeu são muito maiores, seja de cotas de televisão nacionais e internacionais, venda de atletas e também a inevitável diferença enorme da moeda, que no caso do euro ultrapassa o 5 para 1.
Dirigente máximo do Athletico, Mario Celso Petraglia criticou os valores brasileiros e comparou-os à venda de um atleta. Já conselheiros do Cruzeiro também se revoltaram com a oferta e as condições de Ronaldo, mesmo se tratando de um clube que há anos ignora completamente o bom senso contábil e criou uma dívida impagável e uma crise esportiva e institucional que parece insuperável usando apenas as próprias pernas.
Até onde essas críticas são razoáveis e o que se pode esperar de outras vendas, especialmente de clubes com situações mais estabilizadas que Cruzeiro, Botafogo e Vasco? O Flamengo é um excelente exemplo, mesmo que por enquanto não esteja interessado nesse processo. Usando os dados da matéria do site de esporte bet Betway é possível ter uma ideia dos valores que estariam envolvidos.
Quer comprar produtos do Flamengo pela internet? Conheça a loja mais rápida e segura!
Comparações com grandes clubes da Europa precisa ser cuidadosa
Quando Roman Abramovich comprou o Chelsea por 140 milhões de libras em 2003, um grande estardalhaço foi feito. O valor era considerável para um clube médio inglês, que só tinha um título nacional nos anos 50, não movia uma grande torcida e não tinha uma estrela de peso no elenco. Continentalmente o time era inexpressivo.
Os resultados em campo foram impressionantes, mas mais do que isso, o bilionário russo conseguiu antecipar mais um período de explosão da Premier League. Novos direitos de transmissão, que incluíram mercados globais antes pouco explorados, e a venda de outros clubes para bilionários e fundos soberanos elevaram todos os valores que envolvem a liga inglesa de futebol, hoje a principal do mundo.
Pressionado pela Guerra da Ucrânia, sua relação com o governo em Moscou e as sanções do ocidente, Abramovich está inclinado a vender, mas teria recusado uma proposta de 2,5 bilhões de libras, mais de 17 bilhões de reais, quase 20x mais do que ele pagou menos de 20 anos atrás.
Ao ver isso, os 700 milhões de reais pelo Vasco ou 400 milhões de reais (com uma série de condições) pelo Cruzeiro, são irrisórios. A consideração que Vasco e Cruzeiro com suas torcidas de milhões, grandes craques na história do futebol mundial e conquistas marcantes são muito maiores que o Chelsea são certas. Ao mesmo tempo, o Brasileirão, mesmo mais profissional e valorizado, não gira somas nem perto dos valores da Premier League atual.
Entretanto, os 140 milhões de libras pagos por Abramovich em 2003 fazem mais sentido, assim como os 94 milhões de euros por 70% do Valencia, um dos times destacados pela matéria da Betway. O Valencia está em uma liga forte, a espanhola, mas é um time com dívidas e problemas recentes de gestão e vendas traumáticas. O valor foi pago em outubro de 2021.
Potencial é enorme
O valor das vendas será discutido e criticado pelo potencial que os clubes brasileiros têm. Estamos no país do futebol, a revelação de craques é constante, a estrutura do futebol melhorou e já há grandes valores girando.
O caso do Flamengo é interessante de pensar. Vamos imaginar que o clube vire um SAF e comece a receber propostas. Com as contas equalizadas, um faturamento que quando oficializado deve ter passado de um bilhão em 2021 e um potencial enorme para mais crescimento, é de se esperar que uma possível venda supere esse faturamento anual algumas vezes.
Quanto seria o certo, portanto? Dois bilhões? Três? Muito mais do que isso? A resposta por enquanto será uma incógnita.
Falou falou e não disse o titulo da materia! Clickbait, a gente vê por aqui. Só não vai ver meu comentário.
Exemplo Vasco vendido por 700m.
Flamengo fatura mais de 1bilhão anual.
No caso poderíamos comprar o clube que tem estádio e doar aos pobres né.