Flamengo defende bom retrospecto contra o Atlético-MG em mata-mata

Compartilhe com os amigos

Clubes realizaram sete duelos decisivos na história


Por: Pedro Paulo Catonho

Desde a final do Campeonato Brasileiro de 1980, Flamengo e Atlético-MG têm promovido jogos históricos quando os duelos são de caráter eliminatório. Mais um desses embates promete ser marcante nesta quarta-feira (13), no Maracanã, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Até o momento, o Fla leva vantagem: 4 a 3.

Foram confrontos pelo Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores da América e Supercopa do Brasil. O Mais Querido levou a melhor nos Brasileirões de 80 e 87, no torneio continental de 81 e no mata-mata nacional de 2006. Uma curiosidade: em toda competição em que o Flamengo eliminou os mineiros, terminou com o título.


Quer comprar produtos do Flamengo pela internet? Conheça a loja mais rápida e segura!


VEJA TODOS OS JOGOS ELIMINATÓRIOS ENTRE OS CLUBES

*Brasileiro 80 – Fla 3×3 Atlético-MG

Libertadores 81 – Atlético-MG desclassificado após excesso de expulsões

Brasileiro 86 – Flamengo 1×2 Atlético-MG

Brasileiro 87 – Flamengo 4×2 Atlético-MG

Copa do Brasil 2006 – Flamengo 4×1 Atlético-MG

Copa do Brasil 2014 – Flamengo 3×4 Atlético-MG

Supercopa do Brasil 2022 – Flamengo 2×2 Atlético-MG (vitória mineira nos pênaltis)

Obs.: placares acima sempre no agregado, exceto na Supercopa, que foi jogo único;

*Em 80, Fla tinha direito a resultados iguais por ter feito melhor campanha e por isso ficou com o título.

RELEMBRE AS VITÓRIAS RUBRO-NEGRAS NO CONFRONTO

“Foi em 80 com o gol do Nunes…”
No Mineirão, os donos da casa venceram por 1 a 0. Na volta, em jogo eletrizante, Nunes marcou o tento da vitória aos 37 minutos do segundo tempo, no famoso gol em que o Artilheiro das Decisões afirma ter dito ao marcador Silvestre para olhar o Cristo Redentor antes de efetuar o drible, na ponta esquerda. Primeiro título Brasileiro do Flamengo.

Confusão em 81
Os dois times empataram em pontos na fase de classificação. O regulamento da Libertadores previa um jogo desempate, em campo neutro, este realizado no Serra Dourada, em Goiânia. A partida começou muito violenta, e o árbitro chamou as duas equipes e avisou que iria expulsar o primeiro que fizesse uma falta dura por trás. Logo na sequência, Reinaldo atingiu Zico desta forma e levou o vermelho. Revoltados com a arbitragem, mais quatro atleticanos foram expulsos posteriormente e o jogo acabou por falta de atletas. Dias depois, a Conmebol confirmou a classificação do Mengão.

“87 foi pura magia…”
No ano do tetra brasileiro, os dois times se encontraram na semifinal. Na ida, no Maracanã, 1 a 0, gol de Bebeto. Na volta, no Mineirão, o jogo parecia bem encaminhado após o Rubro-Negro abrir 2 a 0. Porém, o Atlético empatou e precisava de mais um para se classificar (jogava por resultados iguais). Mas Renato Gaúcho, em uma arrancada espetacular, matou o jogo e garantiu o Mengão na decisão contra o Internacional.

Tranquilidade em 2006
O duelo com “menos emoção” entre os quatro êxitos do Flamengo. Os cariocas fizeram logo 4 a 1 no Maracanã. Na volta, no Mineirão, o Mengo só administrou o 0 a 0, em jogo válido pelas quartas de final da Copa do Brasil. Time de Obina, Jônatas, Renato Abreu e companhia, que na sequência eliminou a surpresa Ipatinga-MG e na final bateu o Vasco, conquistando o bicampeonato da Copa do Brasil.

Mais um capítulo da história será escrito a partir das 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (13), no Maracanã. Na ida, vitória alvinegra por 2 a 1. Um triunfo simples do Fla leva o jogo para os pênaltis. Já por dois gols ou mais, coloca o Mengão nas quartas de final. Você acompanha todas as emoções com a narração do craque Rafa Penido, no YouTube do Coluna do Fla.

Compartilhe com os amigos

Veja também