Flamengo derrota o Santos e quebra jejum como visitante no Brasileirão

Compartilhe com os amigos

Pedro e Gabigol foram os autores dos gols rubro-negro diante da equipe paulista


Por: Vitor Beloti

O Flamengo entrou em campo na noite deste sábado (02), encarando o Santos, na Vila Belmiro em São Paulo, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar de jogar fora de casa e com time alternativo, o Rubro-Negro venceu o confronto por 2 a 1, com gols de Pedro e Gabigol. Com o resultado positivo, o Mais Querido chegou as 21 pontos e alcançou a sétima posição na tabela de classificação da competição nacional.

O JOGO

A partida começou com alta intensidade, onde as duas equipes brigaram pela posse da bola o tempo inteiro. O Flamengo, apesar de estar com time alternativo e jogando fora de casa, iniciou o confronto dominando o adversário e com mais minutos no campo de ataque, porém, sem nenhuma finalização a gol. A primeira chegada do Rubro-Negro ocorreu aos 10′, após cruzamento de Ayrton Lucas e chute de Marinho. No entanto, o atacante não pegou bem na pelota e não levou sustos ao goleiro João Paulo.

Três minutos depois, o Flamengo chegou pelo lado direito com Marinho e Matheuzinho, ganhando o primeiro escanteio da partida. Porém, a bola na área não levou em nada e o Rubro-Negro continuou trocando passes no campo de ataque em busca do gol. O segundo chute à meta saiu, e mais uma vez foi do Mais Querido. Aos 15′, Thiago Maia, de longe, arriscou e fez com que o goleiro João Paulo alcançasse a sua primeira defesa no duelo.

Terceira finalização do Flamengo na partida e bola na rede! Após bela jogada entre Marinho e Everton Ribeiro no lado direito de ataque, o camisa 7 da Gávea deu um belo passe para o centroavante Pedro apenas ter o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes: 1 a 0, aos 18 minutos do primeiro tempo. O Santos, por sua vez, tentou empatar o confronto logo em seguida com duas chegadas pelas pontas, mas sem sucesso nos cruzamentos.

Apesar do placar positivo para o Flamengo, a equipe de Dorival Júnior continua trocando passes em busca do segundo gol. Aos 25 minutos, o time colocou o Santos na ‘roda’ até o atacante Pedro finalizar sozinho dentro da grande área, mas não conseguiu balançar as redes. O Rubro-Negro explora bastante o lado esquerdo da defesa paulista, que pouco faz para bloquear as ações ofensivas do Mais Querido.

Mais uma chegada de perigo do Flamengo! Aos 30 minutos, Victor Hugo, que substitui Diego Ribas no meio-campo, aproveitou o bate rebate da defesa santista e finalizou para fora. Até o momento, o Rubro-Negro teve três chances claras de balançar as redes, mas marcou apenas um gol. No entanto, apesar dos erros nos chutes, o time carioca mantém a pegada ofensiva e dá trabalho para o sistema defensivo do Santos, que apenas observa a equipe de Dorival Júnior trocar passes.

Aos 38 minutos, o Santos levou perigo à meta do Flamengo pela primeira vez. Marcos Leonardo recebeu um passe em profundidade e driblou o zagueiro Gustavo Henrique, finalizando para uma boa defesa do goleiro rubro-negro. Logo depois, aos 42′, o time paulista chegou mais uma vez no ataque! No entanto, o atleta Ângelo não pegou bem na bola e ajudou o sistema defensivo do Mais Querido.

O Flamengo voltou para a etapa complementar sem alterações e iniciou o segundo tempo como terminou o primeiro: atacante o Santos pelo lado direito, com Marinho e Matheizinho. O Santos, por sua vez, também não fez substituições, apesar dos erros defensivos durante os 45 minutos de jogo.

A primeira finalização do segundo tempo saiu pelo Santos, e o goleiro rubro-negro fez ótima defesa e jogou para escanteio. A jogada em seguida não levou perigo e o Mais Querido voltou a ter a posse da bola no campo de ataque. Através disso, o atacante Pedro teve mais uma oportunidade de gol após lançamento de Everton Ribeiro. Contudo, o centroavante não pegou bem na bola, o que gerou tiro de meta para o time paulista.

De já vu! Mais uma jogada entre Everton Ribeiro e Pedro no campo de ataque. O centroavante tentou driblar o goleiro João Paulo, mas não foi bem sucedido e perdeu mais uma oportunidade de gol. Logo em seguida, Thiago Maia recebeu amarelo por impedir o contra-ataque da equipe paulista. Com intuito de furar o sistema defensivo do Rubro-Negro, o time de Fabián Bustos tenta colocar o Mais Querido na roda, mas em poucas vezes conseguiu chegar com perigo.

No entanto, aos 21 minutos da partida, o Santos sofreu uma falta perigosa na entrada da grande área. O atleta Vinicius finalizou forte e o goleiro rubro-negro falhou, empatando o confronto em 1 a 1 na Vila Belmiro. Com o gol sofrido, Dorival Júnior decidiu mexer na equipe e colocou Arrascaeta e Gabigol no duelo, retirando Victor Hugo e Marinho, que sentiram câimbras.

E o Flamengo retomou a ponta do placar! Pedro finalizou de ‘bico’ após bela jogada de Arrascaeta e João Paulo fez uma linda defesa, mas Gabigol estava atento e pegou o rebote para ampliar para o Rubro-Negro: 2 a 1.

O Santos, por sua vez, tenta empatar o jogo mais uma vez com o apoio da torcida na Vila Belmiro. Porém, a equipe paulista não consegue chegar com perigo na zaga rubro-negra, e apenas troca passes na entrada da grande área. Aos 36 minutos, tentou mais uma vez finalizar à meta do goleiro Santos, mas a defesa do Mais Querido trabalha bem e não dá chances para o adversário.

Com a vitória por 2 a 1, o Flamengo alcançou a sétima posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, com 21 pontos em 15 partidas realizadas. Agora, o Rubro-Negro foca suas atenções para o confronto desta quarta-feira (06), contra o Tolima (COL), pelo duelo de volta das oitavas de final da Libertadores da América. O jogo será realizado no Maracanã, a partir das 21h30 (horário de Brasília).

FICHA TÉCNICA:

ESCALAÇÕES
Santos:
João Paulo; Auro, Emiliano Velázquez, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Camacho, Vinícius Zanocelo e Ângelo; Léo Baptistão, Lucas Braga e Marcos Leonardo

Flamengo: Santos; Matheuzinho, Gustavo Henrique, Pablo; Ayrton Lucas; Thiago Maia, Everton Ribeiro e Victor Hugo; Vitinho, Marinho e Pedro

Gol(s): Pedro (FLA), 18′ | Gabigol (FLA), 29′ | Vinicius (SAN), 21′

Cartões: Felipe Jhonatan (SAN), Ângelo (SAN), Camacho (SAN), Thiago Maia (FLA), Vinicius (SAN) e Gabigol (FLA).

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Não acredito que o futebol de Rafael Santos, o “Virgil van Dijk” rubro-negro, seja inferior ao dos horrorosos Gustavo Henrique e Pablo. Pablo ainda consegue ser um pouco melhor do que GH, mas é igualmente inseguro e capaz de fazer muitas bobagens que quase resultam em gol adversário.
    Cleiton, outro zagueiro da base, já mostrou muitas qualidades e deveria entrar.

  • Jogo importante para mostrar que a base está produzindo grandes frutos e que tem gente que não merece estar entre titulares.
    Gustavo Henrique e Pablo são muito fracos. Quando começa a trocar passes na frente da área do Mengão, é um terror. Como mencionou alguém nesta coluna, a sensação é de que, qualquer hora, vai dar “m…”.
    Vitinho também não consegue entrar bem em nenhum jogo e Thiago Maia, parece que está fora de forma (ou essa seria a sua forma?).
    Éverton Ribeiro tem que ir para a reserva. Está lento e muito previsível.
    Pedro desencantou, mas ainda não convenceu. Está na hora de Dorival testar Mateusão, que é mais bola do que Pedro.

Comentários não são permitidos.