Viagem casada foi feita em apenas cinco dias
Por: Paula Mattos
Na última segunda-feira (27), o Flamengo embarcou rumo à Bogotá, na Colômbia, para o jogo contra o Tolima, pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América. Neste sábado (02), o Rubro-Negro volta a campo para enfrentar o Santos, pelo Campeonato Brasileiro, e a distância entre os países foi marcada por pé na estrada, visto que o Mengo não retornou ao Rio de Janeiro neste período, e percorreu cerca de 10 mil quilômetros.
Após quatro horas de voo para chegar em Bogotá, o Flamengo enfrentou mais seis horas de estrada para se dirigir até Ibagué, onde foi disputado o jogo contra o Tolima (COL). O duelo, válido pela primeira partida das oitavas de final da Copa Libertadores, terminou com vitória Rubro-Negra por 1 a 0, com gol marcado por Andreas Pereira.
Para retornar de Ibagué a Bogotá, foram mais seis horas de ônibus. Da capital colombiana, o Flamengo decolou para São Paulo. Na quinta-feira (30), a equipe desembarcou no Aeroporto de Guarulhos e, de lá, seguiu para o hotel. O elenco permaneceu na capital paulista, onde nesta sexta-feira (01), fez o único treinamento visando o jogo contra o Santos, realizado no CT do Corinthians.
Fla, Mengo, Mengão, Flamengo, Novidades Fla, Novidades Mengo, Novidades Mengão, Novidades Flamengo, Notícias Fla, Notícias Mengo, Notícias Mengão, Notícias Flamengo, últimas Fla, últimas Mengo, últimas Mengão, últimas flamengo, Mais Querido, rubro-negro, flanoticias
No início da noite desta sexta-feira (01), mais deslocamento. Desta vez, de São Paulo para Santos. Mais duas horas de viagem para a delegação chegar à concentração na cidade praiana, onde vai enfrentar o Alvinegro, neste sábado (02), na Vila Belmiro.
Após o jogo contra o Santos, o Flamengo retorna ao Rio de Janeiro, e enfrenta mais duas horas de ônibus e, aproximadamente, uma de voo. Desta forma, a maratona de dois jogos gerou ao Rubro-Negro cerca de 10 mil km percorridos e quase 25 horas de estrada.
VEJA TRAJETO E LOGÍSTICA
Rio de Janeiro – Bogotá – Ibagué – Bogotá – São Paulo – Santos – São Paulo – Rio de Janeiro
Ninho do Urubu – Aeroporto Galeão: 47,8 km
Galeão – Bogotá: 4534 km
Bogotá – Ibagué: 195 km
Ibagué – Bogotá: 195 km
Bogotá – São Paulo: 4325 km
São Paulo – Santos: 109/105 km
Santos – São Paulo: 109/105 km
São Paulo – Rio de Janeiro: 357,37 (rota mais curta)
Total: 9.868 km
Além da alta quilometragem de deslocamento, o Flamengo precisou driblar outras adversidades, como diversos desfalques. Isso porque, momentos antes do embarque para a Colômbia, o Rubro-Negro identificou casos de Covid-19, e a delegação seguiu o rumo com baixas importantes.
Para as viagens rumo à Colômbia e São Paulo, a delegação foi acompanhada por três membros da direção: Bruno Spindel, diretor executivo de futebol, Cacau Cotta, diretor de relações externas, e Diogo Lemos, membro do Conselho de futebol.
Marcos Braz, vice-presidente de futebol, o presidente Rodolfo Landim, e o Dr Márcio Tannure, chefe do departamento médico, não viajaram rumo à Colômbia pois participaram da reunião do Conselho Deliberativo do Flamengo, realizada na última segunda-feira (27). O encontro, marcado para a votação do uniforme 3 para a temporada de 2023, também abordou a situação do DM do clube, e por este motivo, contou com a presença dos dirigentes e do chefe do setor.
Já em solo paulista, o Flamengo agora se prepara para encarar o Santos, neste sábado (02). A partida, válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, será disputada na Vila Belmiro, às 19h (de Brasília). Como de costume, o Coluna do Fla traz a transmissão mais rubro-negra da internet, via YouTube.