Uruguaio deu o passe para gol de Pedro no último domingo (14)
Mesmo com pouco menos de 20 minutos em campo no 5 a 0 sobre o Athletico-PR, o meia Arrascaeta brilhou novamente e deu a última assistência do jogo, para Pedro. Agora, o camisa 14 aumentou a vantagem na liderança de passes para gols em Campeonatos Brasileiros. O recorte é de 2019, ano em que chegou ao Flamengo, para cá.
Ao longo dessas quatro temporadas, o uruguaio deu 37 assistências para companheiros. O segundo lugar, neste período, é de Gustavo Scarpa, do Palmeiras, com 28. O terceiro é Artur, do Bragantino, com 21 passes para gols desde 2019. Os números, levantados pelo site SofaScore, são mais impressionantes, pois Arrascaeta é o que menos jogou: 82 vezes, contra mais de 100 dos rivais.
Ganhe dinheiro com vitórias do Mengão
No top-8, aparecem outros quatro atletas do Flamengo: Everton Ribeiro, em quarto (20); Bruno Henrique, em quinto (18) e Gabigol em oitavo (16). De 2019 até 2022, o trio participou de 108, 96 e 92 jogos na competição, respectivamente. A lista ainda tem Edenilson, do Inter, e Dudu, do Palmeiras, com 17 e 16 assistências, nesta ordem.
Como já dito, o meia está no Flamengo desde 2019, e, além de assistências, coleciona gols e títulos pelo Mengão. Ao todo, são nove taças levantadas, incluindo três Campeonatos Cariocas, dois Brasileiros e uma Libertadores. O uruguaio tem ainda 50 bolas nas redes e 117 vitórias em 178 confrontos.
Titular absoluto do Fla, Arrascaeta só não jogará contra o Athletico-PR nesta quarta-feira (17) se ele se lesionar ou se for punido pelo STJD, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva, por falta em Fernandinho, no jogo de ida. O julgamento será nesta terça-feira (16), na sede da entidade, no Rio de Janeiro, a partir das 10h. Gabigol também será julgado. Esta partida é válida pela volta das quartas de final da Copa do Brasil, em Curitiba, às 21h30 (horário de Brasília).
Expulso na partida de ida, David Luiz é baixa confirmada, assim como o volante Thiago Maia, que recebeu o terceiro cartão amarelo. Uma provável escalação tem Santos; Rodinei, Léo Pereira, Fabrício Bruno e Ayrton Lucas; João Gomes, Vidal, Everton Ribeiro e Arrascaeta (Lázaro); Gabigol (Marinho) e Pedro.