Flamengo defende retrospecto favorável após abrir vantagem em jogos de ida da Libertadores

Compartilhe com os amigos

Em cinco ocasiões, o Mengão conseguiu abrir vantagem dupla no marcador


Por: Pedro Paulo Catonho

A vantagem obtida pelo Flamengo, por 2 a 0, contra o Corinthians, na ida das quartas de final da Copa Libertadores, colocou o Mais Querido próximo das semifinais. Não só a boa margem de gols e o momento vivido pelo Mengão deixam os torcedores mais confiantes. O histórico também é favorável: das cinco vezes em que o Rubro-Negro abriu dois ou mais gols no primeiro duelo do mata-mata da competição continental, em quatro saiu classificado.

VEJA O HISTÓRICO
1993 – oitavas de final
Flamengo 8×2 Minervén (VEN)
Minervén 0x1 Flamengo

2008 – oitavas de final
América (MEX) 2×4 Flamengo
Flamengo 0x3 América

2019 – quartas de final
Flamengo 2×0 Internacional
Internacional 1×1 Flamengo

2021 – quartas de final
Olímpia (PAR) 1×4 Flamengo
Flamengo 5×1 Olímpia

2021 – semifinal
Flamengo 2×0 Barcelona (EQU)
Barcelona 0x2 Flamengo


Camisas do Flamengo, acessórios e muito mais: compre e ganhe brindes na melhor loja online do Mengão!


Em 1993, o Flamengo aplicou a maior goleada do clube na história da Libertadores, contra os venezuelanos do Minervén, nas oitavas de final. O placar do Maracanã, 8 a 2, fez o Mengão de Júnior, Gaúcho, Marcelinho Carioca e Djalminha apenas administrar a volta, fora de casa, quando venceu por 1 a 0. Já em 2019, no time que terminou com o bicampeonato, Bruno Henrique marcou duas vezes no Templo Sagrado e colocou o Fla em vantagem, nas quartas de final, contra o Internacional. No segundo jogo, em Porto Alegre, o empate em 1 a 1 levou o time de Jorge Jesus para as semifinais.

No ano passado, o Flamengo conseguiu abrir dois gols no primeiro jogo nas quartas e semi. Contra o Olímpia, em Assunção, goleada histórica por 4 a 1. Na volta, novo chocolate, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, por 5 a 1. Na fase seguinte, duas vitórias por 2 a 0 sobre o Barcelona, com todos os gols marcados por Bruno Henrique.

A única vez em que o Mais Querido não conseguiu se classificar após abrir boa vantagem no jogo de ida foi em 2008, nas oitavas de final. Com uma exibição de gala, o Flamengo fez 4 a 2 no América, do México, no lendário Estádio Azteca. Na partida da volta, o Mengão entrou com pouco foco, em noite de despedida do técnico Joel Santana, e sofreu 3 a 0 em pleno Maracanã.

O Fla tenta ampliar o retrospecto na próxima terça-feira (09), quando buscará a confirmação da classificação para as semifinais contra o Corinthians, às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã. Antes, porém, o Mengão viaja para enfrentar o São Paulo, no Morumbi, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 20h30 do sábado (06).

Compartilhe com os amigos

Veja também