
Fotos: Gilvan de Souza / Flamengo
Por: Leonardo José
O empate do Flamengo, neste domingo (04), frustrou uma parte da torcida que esperava uma vitória para diminuir a distância em relação ao líder Palmeiras. Dorival Júnior optou por mandar a campo uma equipe alternativa, que ficou no 1 a 1 com o Ceará. A dupla Guillermo Varela e Erick Pulgar, inclusive, estreou no time titular do Mengão, em pleno Maracanã.
As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!
Contra os cearenses, Dorival levou em consideração encerrar a espera do lateral direito Varela, que fez o primeiro jogo pelo Flamengo já entre os 11 iniciais. O volante Pulgar, em contrapartida, já havia jogado contra Botafogo e Vélez Sarsfield (ARG), mas sempre começando no banco de reservas. Neste domingo (04), tanto o uruguaio quanto o chileno tiveram uma atuação tímida.
Os números da dupla são razoáveis. Varela jogou apenas o primeiro tempo e foi substituído no intervalo por Matheuzinho. Em campo, o lateral fez um corte, errou os dois cruzamentos que tentou, venceu as duas disputas de bola conseguiu efetivar a única tentativa de drible. O uruguaio acertou 13 passes, totalizando 81,3% de acerto. Ao todo, o estreante do dia deu 29 toques na bola.
À frente de Varela, como primeiro volante, Pulgar teve mais tempo em campo, 80 minutos. Foram dois cortes, três desarmes e dois passes decisivos na conta do chileno, que venceu seis dos oito duelos que disputou. Com a bola no pé, Erick acertou apenas um dos quatro lançamentos que tentou, além de dar 56 passes, com 88,9% de eficiência. No total, 73 toques na bola.
A estreia da dupla no time titular que disputa o Campeonato Brasileiro é o início do ritmo de jogo que Dorival planeja para Varela e Pulgar. Esse “voto de confiança” da comissão técnica aparece depois de os dois reforços passarem por um detalhado trabalho de recuperação física e técnica, atrelado à paciência e à cautela.
Depois do empate com o Ceará, o Flamengo segue no Rio para encarar o Vélez Sarsfield (ARG). O embate de volta das semifinais de Libertadores acontece às 21h30 (horário de Brasília) da quarta-feira (07), no Maracanã. A dupla Varela e Pulgar deve ser relacionada.
Gabigol recebeu cartão vermelho em jogo entre Santos e Vitória, no último sábado (30) A…
O que disse Bruno Guimarães sobre a vinda de Lucas Paquetá ao Flamengo? O…
Conmebol definiu datas e horários de jogos do Flamengo x Cruzeiro na última quarta-feira (03)…
Filipe Luís está praticamente fechado com o Monaco (FRA) Filipe Luís está prestes a fechar…
Flamengo quer Breno Bidon e Corinthians monitora Everton Cebolinha Em meio à pausa no calendário…
Leonardo assumiu o Flamengo em março de 2026 após saída de Filipe Luís Diretor de…
Ver comentários
Não consigo acreditar que não teve alguem pra falar pra Dorival ,que este jogo iria valer 05 pontos(02 palmeiras)e 03 com a vitoria;po o cara poe em campo o terceiro time testando jogador o cara tá de brincadeira,abandonou o brasileiro mesmo classificado pra final da liberta,cacete hoje é pra entrar com grupo de choque,cavalaria.artilharia entrar pesado e descansar se possivel na liberta;ta de sacanaz esse Dorival
Os sonhos de consumo de Marcos Braz serviram apenas para o Mengão gastar muuuuuito dinheiro.
Cebolinha, Marinho, Pulgar e Varella não vão apresentar mais do que apresentaram hoje. Escrevam o que estou indicando.
Cebolinha já passou por sua melhor fase, jogando pelo Grêmio, quando todas as bolas eram direcionadas a ele. Sua velocidade parece ter diminuído, e não vai voltar.
O tal do Pulgar, para quem o viu jogar pela seleção chilena, sabe que é mediano. Quem vê o André, do Fluminense, deve sonhar com uma troca desses jogadores, por Fla e Flu.
O que veio de bom das contratações de M. Braz foram Pedro e Vidal (que praticamente forçou sua contratação).
Este time B, é fraco.
É este Varella que vai fazer o Mengão dispensar o melhor zagueiro das Américas?
Marcos Braz endoidou de vez!
Já trouxe Marinho, Pulgar e Cebolinha... chega de fazer bobagens!
Das contratações de Marcos BRAZ somente a do VIDAL que prestou, também um nome consagrado e aprovado p todos... Já os outros... Marinho, cebola, varela, PULGAR... O AYRTON, nota 7, o Thiago Maia, idem. Agora, e qto aos que saíram, Michael, LÁZARO, Rodrigo Muniz, o próprio ARÃO, embora tenha sido bem substituído p VIDAL. O GERSON.... E qto a folha de pagamentos, saíram jogadores baratos e entraram europeus muito mais caros p mante Los p mês. Por isso a folha de pagamentos do MB já chega a quase MEIO BILHÃO (!!!) DE REAIS POR MÊS NÉ? PERGUNTA: VALEU A PENA ESSES TROCAS TROCAS DA DIRETORIA DOS 3 PATETAS? VENDEM GAROTOS PROMISSORES A SEREM M VALORIZADOS A PREÇOS DE BANANAS E TRAZEM CARO JOGADORES DISPENDIOSO Q PRATICAMENTE NEM JOGAM. E PENSAR QUE O MALUCO AINDA DIZ QUE VAI TRAZER O NEYMAR PRO FLAMENGO... MUITO FÁCIL BRINCAR C O DINHEIRO DOS OUTROS, DA TORCIDA Q P ELES NÃO PASSAM DE EMES
*meio BILHÃO de reais por ano.