Ex-presidente do Flamengo, Bandeira de Mello vê promessa de construção do estádio como ‘eleitoreiras’

Compartilhe com os amigos

Eduardo Bandeira de Mello analisa que o assunto, no momento, pode ser ‘conversa fiada’


O tema ‘novo estádio do Flamengo’ está em alta há alguns meses. Os torcedores do Mais Querido estão empolgados, na expectativa para que a casa o Rubro-Negro saia do papel. Para o ex-presidente do clube Eduardo Bandeira de Mello, porém, o assunto pode ser ‘conversa fiada’ e teria finalidade política, para as eleições programadas para o dia 02 de outubro.

— Faltam alguns dias pra eleição, daqui uns dias a gente pode saber o que é promessa pra valer e o que é conversa fiada, o que é carruagem que vai virar abóbora. Então, a partir do dia 02 de outubro, a gente vai ter uma ideia mais clara do que efetivamente pode ser concedido ao Flamengo. E a partir daí, sim, trabalhar em algo bem estruturado. Porque isso não é algo que se resolve em 15 dias, dois meses. Planejar um estádio pra 100 mil pessoas é uma tarefa de extrema responsabilidade —, disse Bandeira, em entrevista ao ‘Canal do Benja’.


Ganhe dinheiro com vitórias do Flamengo!


Para o presidente do Flamengo de 2013 a 2018, o clube não pode abandonar o Maracanã e precisa entrar no processo de licitação do Templo Sagrado. Por conta dos anos que serão necessários para a construção da nova casa do Mengão, há a necessidade de arrumar um local para mandar as partidas até lá, na visão do ex-dirigente.

No momento, eu diria que não tem nada garantido (sobre a construção do estádio). Tem decisões importantes vindo da Caixa Econômica, decisões importantes vindo da prefeitura e o próprio Flamengo. Para colocar esse projeto no papel, não pode ser algo trivial. E mesmo saindo do projeto o estádio, o Flamengo vai ter que entrar no processo de licitação do Maracanã, até porque pra construir um estádio leva um tempo razoável —, acrescentou o ex-mandatário rubro-negro.

Nos seis anos como presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello ganhou três títulos: Copa do Brasil 2013 e os campeonatos estaduais de 2014 e 2017. Se dentro de campo o Mengão levou poucas taças, fora dele o Rubro-Negro se organizou financeiramente e hoje consegue ser uma das potências do continente. Atualmente, o ex-presidente é candidato a deputado federal.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Acho muito nobre a idéia de estádio para o Flamengo, mas não podemos esquecer que, uma obra desse porte, especialmente avaliado em mais de 1 bilhão, pode endividar o clube para o resto da vida.

  • Pode ser, Jota. Mas só vamos saber que o estádio em questão for realmente construído. Da minha parte, tenho uma paixão e nostalgia pelo Maracanã e vê-lo jogado as traças me entristece muito! Quantos aqui não tiveram a oportunidade de ver jogos memoráveis no Maraca (especialmente nos anos 80 e 90) e gostariam de ter esta sensação de novo? Além do mais, não acredito que o Rio tenha infraestrutura (transporte, segurança, etc) para acomodar um estádio para 100mil. Estamos aí! 😉

  • Bandeira de Mello merece todo o respeito da Nação pela incrível recuperação financeira que fez no Flamengo mas nessa ele escorregou feio, ele deveria estar elogiando essa busca da atual diretoria em querer construir o nosso estádio, o comentário dele está carregado de rivalidade com a diretoria atual e nenhuma preocupação com o futuro do Flamengo, que tem que ter sim o seu estádio.

  • Jota comprar o Maracanã seria um erro grotesco se fosse uma possibilidade estádio superfaturado mal planejado alto custo de manutenção não dá pra fazer nada a não ser futebol sem contar que o preço provavelmente sairia mais caro que comprar o terreno e fazer o próprio estádio

  • John, discordo de vc em alguns pontos. O primeiro é que um clube contar com um estádio público para mandar seus principais jogos é loucura em um país que é uma baderna por natureza. Não há planejamento para preservação do gramado que resista a um magistrado que não se importa com contratos( sente- se acima da lei para canetar e liberar o estádio PÚBLICO para que outros clubes joguem lá praticamente de graça) ou a uma campanha da grande imprensa para que o Maracanã vire uma ” casa da mãe Joana” em que qualquer clube possa jogar lá a hora que quiser. Ser concessionário do Maracanã traz uma grande insegurança jurídica para o Mais Querido. Não é a toa que clubes grandes, como Corinthians, Palmeiras, Atlético – MG, têm estádios próprios ( ou estão construindo) para não depender de estádio público. Em segundo lugar, o Mengão pode firmar parcerias com empresas, como o Palmeiras fez, para reduzir seus gastos na construção do estádio. O BRB, por exemplo, seria um ótimo parceiro para a construção da arena rubro-negra. Um estádio de 40 mil lugares é insuficiente para o tamanho da Nação Rubro-negra. A arena precisaria de pelo menos o dobro dessa capacidade para abrigar os grandes jogos rubros-negros. Quanto ao Maracanã, ele é problema do estado. Se o governo do RJ é incompetente para gerir o estádio, ele poderia ter a vergonha na cara para vender o Maracanã para a iniciativa privada. Até o próprio CR Flamengo seria um candidato a compra.

  • Sempre defendi e defendo o Bandeira, mas dessa vez ele foi mal. O Corinthians construiu um estádio sem ter um tostão como garantia só pq o Lula é torcedor do time. Não acho errado a gente fazer o mesmo com apoio do Bolsonaro não. Ele não vai dá nada e nós vamos pagar em suaves prestações. O Flamengo a hora que quiser joga no Maracanã. Paga o aluguel como o Vasco faz. A situação de agora inclusive com a troca do gramado é a mesma do cara que paga academia pra mulher, cabeleireiro, roupas de marca e e quando ela tá gostosa vem o açougueiro e passa o cerol. Pode isso Arnaldo?

  • Concordo plenamente com o bandeira de Melo, se o ladim estivesse afim de construir ele ficaria com Deodoro

  • Concordo e vejo “político”, se metendo nas conversas.
    Tem político, que nem é flamenguista, surfando na onda!
    Trouxa é quem acredita e não sabe deixar esses caras de fora!
    Quanto a capacidade, é factível mais de 100 mil.
    “Cansei” de ir pro Maracanã com mais de 100 mil!

  • Se o Bandeira fosse nosso presita tenho certeza que esse estadio já estaria pronto.

  • Ok Jota. Ainda assim, não acho que um estádio para mais de 100 mil seria uma boa opção, pois além de ser caro, praticamente irá acabar com o Maracanã (pois os demais clubes do Rio não conseguem mantê-lo) e ainda vai endividar o clube bastante. Um estádio menor (entre 45 a 50mil) seria o ideal, pois além de atender as necessidades do clube, deixaria o Maraca em uma situação confortável para ser acionado em partidas importantes e afetaria menos as finanças do clube, sem contar ainda as questões de logística.

  • Ok Jota!

  • John, eu me referi a um estádio com capacidade para abrigar os jogos mais importantes do CR Flamengo, que dão muita renda da qual o Estado se apropria com as
    altas taxas e os gastos elevados que o clube precisa arcar para manter o Maracanã. Um clube gigante como o Mais Querido não pode se contentar em ter apenas um estádio ” boutique” na Gávea . O Mengão precisa de sua própria arena moderna e rentável para seus grandes jogos, como a final da Copa do Brasil.

  • Para mim isso ficou muito claro desde o início e as falas do Landim e do Marcos Braz garantindo que o estádio terá 100 mil lugares só reforçou essa visão. Trouxa é quem ainda acredita cegamente em político, mesmo que seja político de clube, e mesmo que esse político seja o Landim ou o próprio Bandeira.

  • Também acho. Pois, quando no início de seu primeiro mandato foi o que indagou, temos o Maracanâ, pra que construir estádio? Os memórias curtas não lembram mais desse detalho, e logo começou as conversas para licitação do Maracanã.

  • Sério, Jota? E o estádio boutique da Gávea?

  • Bola fora de Eduardo Bandeira de Mello. Ele foi presidente do clube, mais ainda dúvida do tamanho e da força do Mais Querido. O que muitos esquecem é que o Maracanã é inviável sem o Mais Querido jogar lá. Dessa forma, não importa quem vença a licitação do Maracanã, o Mais Querido vai continuar sendo convidado a jogar lá até seu estádio ficar pronto. Alguém acha que algum outro clube do Rio( ou a fusão dos três ex- clubes grandes do RJ, Vasco, Botafogo e Fluminense), tem bala na agulha para bancar o estádio? Esses ex-clubes grandes não chegam a nenhuma final relevante de campeonato( Campeonato Carioca é competição café com leite na atualidade) nem são competitivos, o que é essencial para conseguir recursos e manter o estádio cheio , além de bancá-lo. Dessa forma, o Maracanã vai continuar precisando do Mais Querido para se manter viável. O Mengão nem precisa enviar proposta para essa licitação de concessão do Maracanã. Quem vencer esse processo de licitação ou o próprio estado do RJ, se ficar com a essa batata quente nas mãos para bancar o Maracanã, vai bater na porta do Mais Querido pedindo para ele jogar lá. Bandeira de Mello teve a chance dele como presidente para viabilizar a construção de um estádio, mas nunca falou um “a” sobre esse tema Se ele quiser voltar a dirigir o clube que se candidate de novo.

Comentários não são permitidos.