Por: Celiny Jandre
O Flamengo fez um grande jogo na quarta-feira (31) e derrotou o Vélez Sarsfield (ARG) por 4 a 0, a maior goleada de um visitante na Argentina pela Libertadores. A um passo da final da competição, o Mais Querido tem outro retrospecto que o favorece: neste século, o Fla ainda não perdeu para nenhum time argentino jogando no Rio de Janeiro.
Ao todo, foram oito confrontos jogando em casa, sendo quatro vitórias e quatro empates, em que o Flamengo marcou 18 gols, e sofreu apenas seis tentos. A última partida contra um argentino foi ainda nesse ano, contra o Talleres, pela fase de grupos da Libertadores. Na oportunidade, o Rubro-Negro venceu o time de Córdoba por 3 a 1.
2001
Flamengo 0 x 0 San Lorenzo (final da Copa Mercosul)
2012
Flamengo 3 x 0 Lanús (fase de grupos da Libertadores)
2017
Flamengo 4 x 0 San Lorenzo (fase de grupos da Libertadores)
Flamengo 1 x 1 Independiente (final da Sul-Americana)
2018
Flamengo 2 x 2 River Plate (fase de grupos da Libertadores)
2020
Flamengo 1 x 1 Racing (oitavas de final da Libertadores)
2021
Flamengo 0 x 0 Vélez Sarsfield (fase de grupos da Libertadores)
Flamengo 4 x 1 Defensa y Justicia (oitavas de final da Libertadores)
2022
Flamengo 3 x 1 Talleres (fase de grupos da Libertadores)
Além da invencibilidade no Rio, o Flamengo defende uma longa sequência sem derrotas para rivais argentinos, neste duelo contra o Vélez. O clube não perde um jogo para times da Argentina há mais de cinco anos, isto é, desde o dia 17 de maio de 2017. O cenário aconteceu quando o Fla foi superado pelo Independiente (ARG), em Avellaneda, no primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana. De lá para cá, foram doze partidas, sendo seis vitórias e seis empates.
Com a meta de continuar com o bom retrospecto, o Mengão entra em campo nesta quarta-feira (07) contra o Vélez Sarsfield, pelo jogo de volta das semifinais da Copa Libertadores. A bola rola a partir das 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã. Caso confirme a classificação, o Rubro-Negro chegará à terceira decisão continental em quatro anos. A exibição do confronto é por conta da ESPN, em canal fechado, e Star+, via streaming. No entanto, o Coluna do Fla transmite o jogo ao vivo, no Youtube.