Notícias

Conmebol explica por que deve manter final única na Libertadores até 2026

Esta será a terceira final da Libertadores que não terá os ingressos esgotados


As duas finais únicas da Libertadores da América podendo ter torcida no estádio, até então, não tiveram os ingressos esgotados: Lima, no Peru, e Montevidéu, no Uruguai, em 2019 e 2021, respectivamente. A terceira, agora em 2023, em Guayaquil, no Equador, entre Flamengo e Athletico-PR, está se encaminhando para ter o mesmo destino, mas a Conmebol defende que a decisão do torneio continental seja mantida em somente um jogo, pelo menos até 2026.

Para realizar qualquer mudança na competição, a Conmebol precisa rever alguns acordos comerciais e publicitários que já estão assinados. Inclusive, o contrato com a televisão teria que ser revisado, já que o vínculo foi assinado neste ano, com duração até 2026, e prevê que o torneio seja decidido em apenas um jogo.


Há, entretanto, outro motivo, na visão da Confederação: nas últimas dez edições da Libertadores com a final em dois jogos – ida e volta -, o time que fez o segundo jogo como mandante ficou com o título em oito oportunidades. Por isso, a Conmebol avalia a discrepância “técnica” das decisões com duas partidas, fortalecendo o argumento visando a manutenção do confronto isolado em campo neutro ou já definido antes de a competição ter início – como acontece atualmente. As informações foram publicadas pelo portal Uol Esporte.

O presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, é um dos principais defensores da final única. Levando em consideração o fator “técnico” do torneio, além dos acordos já firmados garantindo a decisão em uma só partida até 2026, uma mudança geraria um grande impacto em todos os pactos firmados, o que não é visto como “simples” a ser feito pelo mandatário da instituição.

Cerca de 13 mil ingressos foram vendidos, até então, para a torcida do Flamengo, com algo em torno de 1,2 mil para adeptos do Athletico-PR. A Conmebol, com isso, está distribuindo bilhetes em eventos por Guayaquil e convidará parceiros comerciais para assistirem à partida do Estádio Monumental. A previsão é que pouco mais de 40 mil pessoas marquem presença no palco da grande final continental.

Importante salientar que na final única de 2020, que terminou em janeiro de 2021, Palmeiras e Santos se enfrentaram no Rio de Janeiro apenas para convidados, já que não era permitida a presença de público nos estádios por causa da pandemia da Covid-19. Por isso, esta decisão não foi levada em consideração para avaliar a quantidade de torcida nas finalíssimas com duelos isolados da competição sul-americana.

Flamengo e Athletico-PR, sabendo que o estádio não estará 100% lotado, focam apenas no grande dia. As equipes se encaram já neste sábado (29), às 17h (horário de Brasília), no Monumental de Guayaquil. Em caso de empate no tempo regulamentar, o título será decidido na prorrogação. Se a igualdade no placar permanecer, o confronto vai para pênaltis.

- Coluna do Fla -

Notícias recentes

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

22/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

22/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

22/11/2024

Flamengo define futuro de Léo Ortiz após interesse da Juventus, diz jornalista

Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…

22/11/2024

Torcedor do Atlético-MG se revolta e rasga provocação do Flamengo em Minas Gerais: “1º campeão do galinheiro”

Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…

22/11/2024

Ídolo do Flamengo, Léo Moura manda recado a Filipe Luís e celebra ‘diferencial’ do treinador

Léo Moura gostou a escolha por Filipe Luís como treinador do Flamengo Filipe Luís foi…

22/11/2024