Levantamento é baseado na chegada do técnico ao Fla
Dorival Júnior foi anunciado pelo Flamengo no dia 10 de junho. Desde então, o técnico já enfrentou todos os adversários no Campeonato Brasileiro, vivendo uma espécie de ‘um turno‘ da competição. Se o torneio tivesse começado a partir da chegada do comandante, o Fla estaria em quarto lugar, ainda longe do líder Palmeiras.
O Flamengo somou 36 pontos com Dorival Júnior, mas Fluminense (37), Internacional (38) e Palmeiras (44) estariam à frente, em terceiro, segundo e primeiro lugar, respectivamente. Vale citar que, com Dorival, o foco do Rubro-Negro ficou mais voltado para os mata-mata.
- Palmeiras – 44 pontos
- Inter – 38 pontos
- Fluminense – 37 pontos
- Flamengo – 36 pontos
- Corinthians – 32 pontos
- Fortaleza – 31 pontos
- Athletico-PR – 31 pontos
- América-MG – 28 pontos
- Atlético-MG – 27 pontos
- Botafogo – 25 pontos
- Santos – 24 pontos
- Goiás – 24 pontos
- São Paulo – 22 pontos
- Bragantino – 22 pontos
- Cuiabá – 19 pontos
- Ceará – 18 pontos
- Avaí – 17 pontos
- Coritiba – 16 pontos
- Atlético-GO – 15 pontos
- Juventude – 9 pontos
Não à toa, o Flamengo está nas finais da Libertadores da América e da Copa do Brasil, podendo ser campeão dos dois torneios eliminatórios. No Campeonato Brasileiro, no entanto, mesmo somando os pontos dos clubes a partir da contratação de Dorival Júnior, o Rubro-Negro permaneceria longe do Palmeiras e atrás de Fluminense e Internacional.
Desde a troca de treinador – saída de Paulo Sousa e chegada de Dorival -, o Flamengo soma 11 vitórias, três empates e cinco derrotas. Um aproveitamento de 63,15%, com 36 pontos conquistados. As informações foram levantadas primeiramente pelo portal GE.
Neste recorte, chama a atenção os gols marcados do Flamengo: 38, disparado o melhor ataque, contra 33 de Internacional e Fluminense. A defesa, com 18 gols sofridos, é apenas a quinta, empatada com Corinthians, Fortaleza, Atlético-MG, Botafogo, Cuiabá. Santos e Inter (17), Athletico-PR (16) e Palmeiras (14) tiveram melhor rendimento defensivo.