Governo atualiza situação de vulcão no Equador às vésperas de final da Libertadores

Compartilhe com os amigos

Autoridades equatorianas dizem que vulcão não é problema para o jogo entre Flamengo e Athletico-PR


A cidade de Guayaquil está prestes a receber a final da Libertadores. No próximo sábado (29), o Estádio Monumental Isidro Romero Carbo recebe Flamengo x Athletico-PR. Entretanto, um vulcão na região da capital do Equador chegou a assustar os moradores do local que sedia a finalíssima da competição continental.


As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!


O vulcão Cotopaxi é constantemente monitorado pelo Governo local. Dias antes da decisão, as autoridades equatorianas ligaram o “alerta amarelo” para uma possível, porém, pouco provável, erupção. A atividade vulcânica diminuiu, e, nesta quarta-feira (26), o Equador atualizou a situação e tranquilizou os envolvidos na final da Libertadores.

Segundo nota oficial do Serviço Nacional de Gestão de Riscos, o “alerta amarelo” do vulcão Cotopaxi funciona apenas como medida preventiva, diante de um risco mínimo. Tal classificação não impede a realização de qualquer evento na região.

Flamengo x Athletico-PR está marcado para acontecer a partir das 17h (horário de Brasília) do sábado (29). A grande final da Libertadores será disputada no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo e terá transmissão ao vivo do Coluna do Fla, que já tem toda uma cobertura especial para o dia da finalíssima continental.

VEJA NOTA NA ÍNTEGRA

“Este sábado, 22 de outubro de 2022, o Serviço Nacional de Gestão de Riscos e Emergências (SNGRE), sob o princípio da precaução, emitiu a medida preventiva Alerta Amarelo nas áreas de influência do vulcão Cotopaxi, devido a um ligeiro aumento da atividade nevada, que continuou por algumas horas na sexta-feira, 21 de outubro e sábado, 22 de outubro.

Posteriormente, foi identificada uma diminuição da atividade; portanto, esses episódios não atendem aos critérios para uma erupção iminente. O Alerta Amarelo foi emitido com uma abordagem preventiva com o objetivo de reforçar a preparação da população, instituições e autoridades nacionais e locais, a par do reforço dos planos de contingência existentes, dos simulacros e da continuidade dos processos de preparação da população.

O nível de Alerta Amarelo implica que todos os planos de contingência nos níveis cantonal, provincial e nacional sejam atualizados, a fim de reduzir e mitigar os riscos, isso se aplica às províncias e cantões de Cotopaxi, Pichincha e Napo que estão na área de influência do vulcão.

Atualmente, quatro vulcões no Equador permanecem em alerta amarelo: Cotopaxi, Sangay, Chiles-Cerro Negro e Sierra Negra; e um em alerta laranja: Vulcão Reventador. As atividades educacionais, agrícolas, comerciais, de mobilidade, transporte, turismo, esportes, entre outras, têm sido mantidas e desenvolvidas normalmente em todo o país. No momento, a subida de alpinistas ao cume do vulcão Cotopaxi foi suspensa – exclusivamente.

O SNGRE informa ao público que o Alerta Amarelo preventivo do vulcão Cotopaxi, no momento, não representa um risco escalável que possa afetar a realização de eventos ou atividades normais.”

Compartilhe com os amigos

Veja também