Por: Leonardo José
A final da Libertadores acontece em 29 de outubro, um sábado. Dentro de campo, Flamengo e Athletico-PR brigarão pelo título, porém, fora dele, o tema violência roubou o noticiário de Guayaquil ultimamente. O número de “mortes violentas” subiu 136% em relação ao ano passado. Em entrevista exclusiva ao Coluna do Fla, o Ministro dos Esportes, Sebastián Palacios, garante que o Equador tem um plano especial para a segurança pública garantir a paz na região durante a decisão continental.
— Temos um Plano de Segurança elaborado pela Polícia Nacional e coordenado com a Conmebol, a FEF (Federação Equatoriana de Futebol), a Câmara Municipal de Guayaquil e o Governo Nacional. Teremos 10 mil tropas na cidade para garantir a segurança antes, durante e depois do evento, ou seja, mais de 8 mil tropas adicionais às que normalmente se encontram na cidade. Estamos prontos a receber aqueles que nos visitam para a final — detalha Sebastián.
A preocupação das autoridades de segurança da região de Guayaquil se dá por conta do aumento de assassinatos no local. Em comparação com 2021, o número de mortes violenta saltou de 298 para 710, entre janeiro e o fim de agosto — aumento de 136%. No entanto, o Governo do Equador garante que o “Plano de Segurança Pública” para a final da Libertadores é suficiente para garantir a paz nos arredores do Estádio Isidro Romero Carbo.
As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!
Ainda em conversa com o Coluna do Fla, o Ministro diz que espera receber cerca de 50 mil turistas para a final da Libertadores. Segundo Sebastián Palacios, o Equador e a cidade de Guayaquil estão aptos para ser destino dos torcedores de Flamengo e Athletico-PR.
— Estamos prontos para receber mais de 50 mil turistas. Os estrangeiros que chegaram ao país de janeiro a agosto de 2022 foram mais de 730 mil pessoas. Temos voos comerciais para que os turistas possam chegar ao nosso país. A partir de Julho de 2022, 13 companhias aéreas operam internacionalmente em 22 rotas com 269 frequências semanais, voando para 14 destinos no estrangeiro. O Equador e Guayaquil estão prontos para 50 mil torcedores de futebol e turistas — conta Sebastián.
A final da Libertadores é um dos eventos mais aguardados pelo Governo local e por torcedores de Flamengo e Athletico-PR. A decisão acontece no dia 29 de outubro, um sábado. Às 17h (horário de Brasília), o Mais Querido e o time de paranaense disputam o título da Libertadores, em confronto único, no Estádio Isidro Romero Carbo. Lembrando que a entrevista completa do Coluna do Fla com Sebastián Palacios, Ministro dos Esportes no Equador, será publicada em instantes.