Final da Libertadores é tratada como ‘interesse nacional’ pelo Governo do Equador

Compartilhe com os amigos

Ministro dos Esportes do país detalha bastidores da decisão continental ao Coluna do Fla


Por: Leonardo José

Já está decidido que a final da Libertadores vai acontecer em Guayaquil. Flamengo e Athletico-PR brigarão pelo título continental no dia 29 de outubro, e os preparativos começaram em agosto, com o Governo do Equador declarando a decisão da competição como “evento de interesse nacional”. Em entrevista exclusiva ao Coluna do Fla, o Ministros dos Esportes do país, Sebastián Palacios, revela a importância que o jogo tem para as autoridades.

Em 2 de agosto, o Presidente, através do Decreto Executivo nº 513, declarou a final da Conmebol Libertadores e a Copa Libertadores Feminina como eventos de interesse nacional. Em 26 de agosto de 2022, o Governo Nacional assinou o “Acordo de Acolhimento” para a “Encenação da Final Única da Conmebol Libertadores 2022”, tendo o Presidente da República Guillermo Lasso como testemunha de honra. A Conmebol e a Federação Equatoriana de Futebol têm o apoio total do Governo Nacional para a realização destes dois eventos — conta Palacios.


As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!


Ainda na conversa com o Coluna do Fla, o Ministro dos Esportes explica que a final da Libertadores 2022 nunca foi cogitada de acontecer em outro lugar após a escolha por Guayaquil. Sendo assim, Palacios foi categórico ao rechaçar qualquer possibilidade da mudança de local da finalíssima.

— Definitivamente, não (sobre a possibilidade de a final mudar de país). Temos estado em contato permanente com a Conmebol desde que o Estádio Monumental do Clube Desportivo de Barcelona foi designado como o local para a final da Conmebol Libertadores de 2022. Foram dados vários passos importantes, tanto pelo Governo Nacional como pela Conmebol, para fazer deste evento desportivo um sucesso — diz Sebastián Palacios.

Um dos eventos mais aguardados pelo Governo local e por torcedores de Flamengo e Athletico-PR acontece no dia 29 de outubro, um sábado. Às 17h (horário de Brasília), o Mengão e o time de Curitiba disputam o título da Libertadores, em confronto único. Lembrando que a entrevista completa do Coluna do Fla com Sebastián Palacios, Ministro dos Esportes no Equador, será publicada em instantes.

Compartilhe com os amigos

Veja também