Coincidentemente, equipes disputaram decisões do torneio eliminatório em anos consecutivos: 2017 e 2018
Flamengo e Corinthians decidem a Copa do Brasil em 2022. Porém, há menos de cinco anos, as duas equipes disputaram a final da competição nacional eliminatória e perderam para o mesmo adversário: Cruzeiro. O Rubro-Negro foi superado em 2017, enquanto o Alvinegro perdeu em 2018. Giorgian De Arrascaeta participou das duas decisões, mas defendendo o time mineiro.
Em 2017, a primeira partida entre Flamengo e Cruzeiro terminou 1 a 1, no Maracanã. Lucas Paquetá marcou para o Mengão, enquanto De Arrascaeta igualou o placar para o time celeste. No segundo confronto daquela decisão, o duelo terminou 0 a 0. Com isso, o troféu foi decidido nos pênaltis, Diego Ribas desperdiçou a cobrança, e o título ficou para a equipe mineira.
Um ano depois, agora em 2018, foi a vez do Corinthians tentar o título da Copa do Brasil, novamente contra o Cruzeiro. A equipe celeste ganhou de 1 a 0 no Mineirão. Na Neo Química Arena, o clube mineiro voltou a ganhar, de 2 a 1, com De Arrascaeta marcando o gol da vitória, sendo considerado o grande herói daquela taça.
Agora, em 2022, com o Cruzeiro disputando a série B do Campeonato Brasileiro, Flamengo ou Corinthians terá a oportunidade de soltar o grito de campeão, que estava engasgado na garganta referente à Copa do Brasil. O segundo e decisivo duelo será disputado às 21h45 (horário de Brasília) desta quarta-feira (19).
O confronto entre Flamengo e Corinthians acontecerá no Maracanã, pelo, como dito, segundo cotejo da final da Copa do Brasil. A primeira partida terminou 0 a 0. Então, quem vencer, independentemente do placar, garante o título da competição. Em caso de novo empate, o troféu será decidido nos pênaltis.