Por: Leonardo José
A final da Libertadores é o jogo mais importante da Conmebol neste mês de outubro. A decisão em partida única acontece em Guayaquil, no Equador, no dia 29, e o Governo local se prepara para receber o evento. Em entrevista exclusiva ao Coluna do Fla, o Ministro dos Esportes do Equador destrincha o planejamento logístico da cidade para acolher a atmosfera de Flamengo x Athletico-PR.
As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!
Sebastián Palacios aborda a final da Libertadores como um dos principais eventos esportivos do país nos últimos anos. No cargo de Ministro dos Esportes desde abril de 2021, o político encara a decisão como oportunidade para a promoção da região perante ao continente. Sendo assim, Palacios explica alguns planos logísticos acerca da finalíssima.
— Temos coordenado para que os torcedores possam realizar procedimentos, como a imigração e os costumes, de uma forma ágil. O objetivo é assegurar que o serviço recebido pelas pessoas que chegam ao país seja o ideal. A Direção Geral da Aviação Civil elaborou o Plano de Operação do Aeroporto e criou a logística, identificando Guayaquil como o principal aeroporto, e Quito, Manta, Salinas e Latacunga como aeroportos alternativos. Estamos prontos para receber e estacionar cerca de 200 aeronaves privadas — conta o Ministro.
Sebastián Palacios também fala a respeito de alguma eventualidade acerca de problemas de saúde por parte dos torcedores. Caso algum turista torcedor passe mal na região, um dos dois pontos de atendimento médico do local será acionado de forma rápida e ágil.
— Além disso, temos também um Protocolo de Resposta do Setor da Saúde, preparado pelo Ministério da Saúde Pública. No dia do evento, haverá dois pontos de atendimento médico no estádio para qualquer eventualidade; e, além disso, a rede de saúde pública estará pronta para atender a qualquer emergência — explica Sebastián.
Além dos planos especiais sobre a agilidade de questões burocráticas e de saúde pública, o Ministro dos Esportes assegura que outros setores da sociedade também estão sendo mobilizados. Ainda segundo Palacios, o Equador está em uma “força-tarefa” com as embaixadas e companhias aéreas para deixar as informações o mais acessível possível.
— O Governo Nacional e a Conmebol estão a trabalhar arduamente com as várias instituições para assegurar que a cidade e o país estejam preparados para a chegada de mais de 50 mil turistas. Existem várias ações, entre as quais posso destacar: (1) Plano de Segurança, (2) Protocolo de Resposta do Setor da Saúde, (3) coordenação com embaixadas e companhias aéreas, para fornecer informações sobre todos os aspectos logísticos e documentação necessária para facilitar as viagens ao Equador e a (4) TACSA (órgão de aviação local) está a investir 2,5 milhões de dólares numa plataforma de estacionamento de aviões. O Ministério do Turismo, em conjunto com os operadores turísticos, estão preparados para promover os nossos destinos, de modo a que os fãs possam conhecer o nosso país — concluiu.
O evento tão aguardado pelo Governo local e pelos torcedores de Flamengo e Athletico-PR acontece no dia 29 de outubro, um sábado. A partir das 17h (horário de Brasília), o Mengão e o time paranaense disputam o troféu da Libertadores, em jogo único. Vale lembrar que a entrevista completa do Coluna do Fla com Sebastián Palacios, Ministro dos Esportes no Equador, será publicada em instantes.
'Coringa' do Flamengo entrou em Seleção da Conmebol após se destacar pelo Brasil Gerson, capitão…
Programa do Coluna do Fla começa a partir das 20h (horário de Brasília) desta sexta-feira…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Conselheiros do Flamengo receberam uma camisa personalizada do clube Um mimo para quem disse “sim”…
David Luiz desfalcou o Flamengo em jogo contra o Cuiabá por conta de um mal-estar…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…