Jayme de Almeida conduziu o Mengão à conquista em 2013
O Flamengo conquistou a Copa do Brasil na última quarta-feira (19), em cima do Corinthians, mas, para muitos, o “jogo da virada” foi contra o Atlético-MG, nas oitavas de final. Com a taça, o Fla encerrou um jejum de nove anos sem o título nacional. Em 2013, a decisão foi contra o Athletico-PR, mas o embate que “fechou o grupo” foi contra o Botafogo, nas quartas de final. Pelo menos é o que garante Jayme de Almeida, treinador daquela conquista.
Em entrevista ao PODFLA, do Coluna do Fla, no Youtube, o comandante lembrou que, em um final de semana de setembro daquele ano, o Mengão empatou com o Náutico, no Campeonato Brasileiro. No meio de semana, o adversário era o Botafogo, que estava muito bem no torneio de pontos corridos. O resultado em Recife abalou um pouco o elenco, mas Jayme contornou a situação, o grupo pegou o embalo e só parou no título.
Ganhe dinheiro com vitórias do Flamengo
— A gente tinha empatado com o Náutico, mas era Copa do Brasil. Mata-mata é outro clima e a torcida do Flamengo é outro clima. Ali, o time jogou bem, pegamos o embalo e ninguém parou mais. E, no final de semana, ganhamos do Criciúma. No jogo da volta, o time estava num time melhor, o Hernane passou a fazer muito gol — comentou Jayme.
CONFIRA A OPINIÃO NA ÍNTEGRA
No jogo de ida contra o Botafogo, o Flamengo empatou em 1 a 1, mas o desempenho, segundo Jayme, agradou. Na volta, há exatos nove anos (23 de outubro), o Fla aplicou 4 a 0, com três gols de Hernane Brocador e um de Léo Moura, que fazia aniversário.
— Foi nesse jogo que formamos o time tricampeão da Copa do Brasil. O João Paulo (lateral da época) se machucou e então eu coloquei o André Santos, na esquerda, com o Paulinho no ataque e deu certo. Como eu estava no Flamengo desde 2010, conhecia as características dos jogadores — lembrou Almeida.
Após conquistar a Copa do Brasil de 2022, o Flamengo pode faturar, assim como foi em 2013, outro tricampeonato em cima do Athletico-PR, o da Libertadores. A bola vai rolar às 17h (horário de Brasília), do próximo sábado (29), em embate único, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, na cidade equatoriana de Guayaquil.
Antes, porém, o Flamengo recebe o Santos, nesta terça-feira (25), às 21h45 (horário de Brasília), pela 34ª rodada do Brasileirão. Neste torneio, o Mengo encontra-se em terceiro, com 58 pontos, 13 atrás do líder Palmeiras. No dia seguinte (26), o Mengão embarca para o Equador.