A Copa do Mundo de 2022 começou neste domingo (20), com vitória de 2 a 0 do Equador sobre o Catar, país sede da competição. Os gols dos equatorianos foram anotados pelo atacante Enner Valencia, que já é um pedido da torcida rubro-negra para 2023. Curiosamente, o atleta já enfrentou o Flamengo em duas oportunidades.
Os dois jogos de Valencia contra o Flamengo foram pela fase de grupos da Libertadores de 2012, quando Enner jogava pelo Emelec (EQU). No Rio de Janeiro, o Fla venceu o time sul-americano por 1 a 0, com gol de Vagner Love. Na volta, a equipe de Guayaquil aplicou 3 a 2, e Léo Moura e Deivid anotaram os tentos rubro-negros. O atual artilheiro da Copa do Mundo passou em branco nos dois duelos, mas foi titular em ambos, sempre jogando os 90 minutos.
Ganhe dinheiro com vitórias do Flamengo
Além de Vagner Love, Léo Moura e Deivid, o Flamengo daquele ano contou com nomes como Ronaldinho Gaúcho, Botinnelli, Willlians, Felipe e Júnior César. A equipe, que era comandada por Joel Santana, foi eliminada ainda na fase de grupos.
Curiosamente, Enner Valencia joga no Fenerbahçe (TUR), time comandado pelo português Jorge Jesus, que treinou o Flamengo entre 2019 e 2020. O clube europeu tem ainda outros dois velhos conhecidos do torcedor rubro-negro: Gustavo Henrique e Willian Arão, que deixaram o Rubro-Negro em 2022.
Valencia está com 33 anos e tem 15 gols e quatro assistências na temporada 2022/2023, em 22 jogos. Esta é a terceira temporada do atleta no Fenerbahçe. Revelado pelo próprio Emelec, o equatoriano passou ainda por Pachuca e Tigres, no México, West Ham e Everton, da Inglaterra. Pela Seleção Equatoriana, são cinco gols em Copa do Mundo.