Jornal espanhol coloca Zico em melhor Seleção Brasileira de todos os tempos

Compartilhe com os amigos

Zico disputou as Copas de 1978, 1982 e 1986


A Copa do Mundo do Catar começa no próximo domingo (20). Pensando nos consagrados jogadores que já estiveram à frente das seleções ao redor do globo, o jornal espanhol AS elegeu os melhores 11 do Brasil na história do Mundial. O maior ídolo do Flamengo, Zico, está entre os escolhidos.

Considerado um dos melhores jogadores da história, Zico é o meio campista que marcou mais gols na historia do futebol. Entretanto, mesmo disputando as Copas de 1978, 1982 e 1986, nunca conseguiu conquistar um Mundial com o Brasil. Pela Seleção Brasileira, o ex-jogador tem 71 jogos deputados, balançando as redes em 48 oportunidades e concedeu 16 assistências aos companheiros da Canarinho. Os números conferem uma média de 0,90 participações em tentos por jogo.

VEJA SELEÇÃO DO JORNAL AS:

Taffarel; Cafú, Bellini, Lucio, Roberto Carlos; Didi, Zico, Zizinho; Pelé, Ronaldo e Garrincha.

Multicampeão pelo Flamengo e com nome histórico e reverenciado no futebol japonês, Zico ficou marcado por fazer parte de uma geração brilhante que encantou milhões de brasileiros, mas que não conseguiu trazer uma Copa do Mundo para o Brasil.

Em 1978, a primeira participação do Galinho de Quintino com a Canarinho, o Brasil terminou na terceira colocação, atrás da Argentina, campeã naquele ano, e dos Países Baixos, que ficou com o segundo lugar. Quatro anos depois, contudo, a Seleção Brasileira possuía diversos craques e nomes consagrados, como Leandro e Junior do Flamengo e Sócrates do Corinthians, mas perdeu para a Itália, que viria conquistar o Mundial, por 3 a 2.


Camisas do Flamengo, acessórios e muito mais: compre e ganhe brindes na melhor loja online do Mengão!


Em 1986, contudo, a decepção foi ainda maior. Antes de seguir para as penalidades nas quartas de final, Zico teve a oportunidade de marcar de pênalti quando a partida ainda estava em 1 a 1, mas desperdiçou a cobrança. A França, que venceu na disputa ao final do duelo, avançou na competição, deixando a Seleção Brasileira para trás.

Mesmo sem títulos no Mundial, Zico é considerado um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro. Em entrevista ao Charla Podcast, em junho deste ano, o Galinho revelou que a Copa do Mundo não faz falta no extenso currículo do ex-meio campista.

— Não faz falta nenhuma (ser campeão do mundo). Todo mundo quer ganhar, mas do outro lado também tem gente com o mesmo objetivo. Principalmente em 82, tínhamos um time e jogamos para isso. Em 78, você começa a Copa, faz um gol e o juiz acaba o jogo, imagina, mudava a história da Copa. Em 86, eu não queria ir por causa do problema no joelho, tinha que operar, sabia. Talvez se eu não tivesse ido, ninguém ia falar nada de Copa do Mundo. Como teve o caso do pênalti, aí é ‘não ganha nada, não fez nada’ -, declarou Zico.

A Copa do Mundo do Catar começa no domingo (20), entretanto, a Seleção Brasileira, com os jogadores rubro-negros Everton Ribeiro e Pedro, só irá entrar em campo pela primeira vez no dia 24, contra a Sérvia. O confronto começa às 16h (horário de Brasília), no Estádio Lusail Stadium.

JOGOS DO BRASIL NA COPA DO MUNDO:

24/11 | Brasil x Sérvia – 16h (horário de Brasília)
28/11 | Brasil x Suíça – 13h (horário de Brasília)
02/12 | Camarões x Brasil – 16h (horário de Brasília)

Compartilhe com os amigos

Veja também