Partida aconteceu contra o Atlético-MG, em 1979, no Maracanã
Na tarde desta quinta-feira (29), o mundo perdeu o maior nome da história do futebol. Aos 82 anos, o rei Pelé faleceu no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ídolo dos amantes da bola e ícone do Santos, o tricampeão mundial com a Seleção Brasileira chegou a vestir a camisa do Flamengo, em 1979. A ocasião foi uma partida beneficente no Maracanã, contra o Atlético-MG, diante de mais de 139 mil torcedores.
Desejado por todo torcedor de futebol para compor o time do coração, Santos nunca cogitou abrir mão de Pelé no auge da carreira. Contudo, após o Rei do futebol se aposentar dos gramados, a torcida do clube mais popular do país conseguiu realizar o sonho, mesmo que apenas por uma noite. No dia 6 de abril de 1979, há 43 anos, o ídolo vestia a camisa 10 do Flamengo, em pleno Maracanã, diante de 139.953 pessoas.
No ano de 1979, Pelé aceitou um convite para participar de um jogo amistoso contra o Atlético-MG. O objetivo era arrecadação para as vítimas das chuvas que atingiram Minas Gerais, estado natal do Rei, em janeiro e fevereiro daquele ano. A tragédia deixou 246 mortos e milhares de desabrigados. Vestindo a camisa 10 do Flamengo, o maior jogador de todos os tempos não chegou a marcar gol, mesmo tendo a oportunidade.
Ainda no primeiro tempo, um pênalti foi marcado para o Flamengo, e Zico entregou a bola a Pelé, que tinha a chance de balançar as redes com o Manto Sagrado. Contudo, naquela noite, o Rei abdicou da cobrança, deixando a missão para o Galinho, maior ídolo rubro-negro, marcar.
O ex-jogador do Santos e do New York Cosmos (EUA), que já havia aposentado as chuteiras, saiu ainda no primeiro tempo, quando o placar ainda estava em 1 a 1. Na segunda etapa, o time do Mais Querido atropelou os mineiros, encerrando o jogo beneficente em 5 a 1. Mesmo com hat-trick de Zico, os torcedores presentes só pensavam em uma coisa: foram privilegiados com a oportunidade única de ver o Rei do futebol vestindo o vermelho e preto da Gávea.
VEJA FICHA TÉCNICA:
Flamengo 5 x 1 Atlético-MG
Data: 6 de abril de 1979
Local: Maracanã
Público: 139.953 pagantes
Renda: CR$ 8.781.290,00
Árbitro: Walquir Pimentel
Auxiliares: José Carlos Moura e Roberto Coelho
Gols: Marcelo (21 do primeiro tempo), Zico (35, 10 e 14 do segundo tempo), Luisinho (28) e Cláudio Adão (39)
Flamengo: Cantarelli, Toninho, Rondinelli (Nelson), Manguito e Júnior; Andrade, Carpeggiani (Ramirez) e Pelé (Luisinho); Tita, Zico (Cláudio Adão) e Júlio César (Reinaldo). Técnico: Cláudio Coutinho.
Atlético-MG: João Leite, Alves, Osmar, Luisinho e Hilton Bruniz; Toninho Cerezo, Marcelo (Carlinhos) e Paulo Isidoro; Serginho (Pedrinho), Dario e Ziza (Vilmar). Técnico: Procópio Cardoso.
Pelas redes sociais, o Flamengo relembrou o momento em que o Rei Pelé vestiu o Manto Sagrado: “O Manto vestiu o Rei. Por um dia, Pelé nos deu a honra de ser o Camisa 10 rubro-negro. Em 79, em amistoso com renda revertida para as vítimas de chuvas em MG. No Maracanã, cerca de 140 mil privilegiados puderam ser testemunhas oculares do encontro de duas realezas: Zico e Pelé”.
VEJA PUBLICAÇÃO:
O Manto vestiu o Rei. Por um dia, Pelé nos deu a honra de ser o Camisa 10 rubro-negro. Em 79, em amistoso com renda revertida para as vítimas de chuvas em MG. No Maracanã, cerca de 140 mil privilegiados puderam ser testemunhas oculares do encontro de duas realezas: Zico e Pelé. pic.twitter.com/F3FwkJeVXF
— Flamengo (@Flamengo) December 29, 2022
Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, faleceu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, em São Paulo. O Rei do futebol estava internado desde o dia 29 de novembro no Hospital Israelita Albert Einstein. Vítima de complicações causadas por um tumor no cólon, o ex-jogador também foi internado devido a uma infecção respiratória após contrair Covid-19.