No Brasil, muito se discutiu nos últimos dias sobre para quem torcer na final da Copa do Mundo. Pelo visto, o debate rompeu fronteiras e também está presente no Chile. Arturo Vidal, volante do Flamengo, teve de se pronunciar nesta segunda-feira (19) por celebrar a vitória da Argentina sobre a França no Mundial. O gesto, principalmente o de ter vestido a camisa azul e branca, irritou os conterrâneos, que nutrem grande rivalidade com os atuais campeões do mundo.
VEJA AS REAÇÕES DE CHILENOS SOBRE O GESTO DE ARTURO VIDAL
“Chilenos, por favor, o triunfo não é chileno ou sul-americano. É apenas argentino. Eles nunca comemorariam por nós, apenas zombariam de nós. Não sejamos palhaços como Vidal, sangue chileno se sente no coração e não para venda”.
“Ele faz o que quer, é óbvio que está apoiando um ex-companheiro (Messi). Mas vamos falar sério que nenhum argentino faria o mesmo. Deixe-o se ridicularizar à sua maneira. Grato pelo que Arturo Vidal fez pela seleção, mas é aí que tudo acaba”.
“Caiu mais uma vez, Vidal. Impossível ver algum argentino com a camisa do Chile”.
“Arturo Vidal se vestiu com a camisa argentina. Com certeza algum jogador argentino vai se colocar como chileno (ironia)”.
“Messi e nenhum argentino jamais vestiria a camisa vermelha. Ah, e pior, o Vidal (palavrão) esse tal de Messi”.
Nesta segunda-feira (19), Vidal mandou uma ‘indireta’ para os críticos, com uma foto beijando a camisa do Chile, com cinco bandeiras do país e desejando um “lindo dia a todos”. A publicação do volante ocorreu nos stories do Instagram. Ao longo domingo (18), o volante postou imagem vestindo o uniforme da Argentina, além de vídeos dos filhos comemorando os gols de Messi e ficou muito contente com o tricampeonato da equipe sul-americana.
VEJA A RESPOSTA DE VIDAL
Dentro de campo, o jogador do Flamengo já fez história contra os próprios argentinos, ao bater o rival nas finais da Copas América 2015 e 2016. No entanto, nem mesmo o passado construído pela Seleção Chilena amenizou a irritação da torcida. Além das publicações destacadas acima no Twitter, no próprio Instagram do volante há pedidos para que o rubro-negro se “retire imediatamente de ‘La Roja’” por ter vestido a camisa do rival.
RIVALIDADE ALÉM DOS GRAMADOS
Na Argentina, a expressão ‘chileno’ muitas vezes é usada como sinônimo de traidor, por conta da Guerra das Malvinas, em 1982. Naquele ano, os ‘hermanos’ entraram em conflito armado com o Reino Unido pela soberania sobre arquipélagos austrais reivindicados em 1833 e dominados a partir de então pelos britânicos.
O ditador chileno Augusto Pinochet ajudou a Inglaterra durante a guerra, o que irritou o país argentino. Como troco, os ‘hermanos’ aproveitaram a força do exército na época e delimitaram as fronteiras do Chile, que até então estavam assentadas em uma vaga noção de ‘natural’. Para os conterrâneos de Vidal, a Patagônia foi ‘tomada’ pela Argentina à força.
Gabigol irá deixar o Flamengo ao final desta temporada O atacante Gabigol anunciou que está…
Léo Ortiz é bem avaliado pela comissão técnica da Seleção Brasileira, seja como zagueiro ou…
Autor de um dos gols do Flamengo no título da Copa do Brasil, Plata está…
Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…
Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…
Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…