Ideia das entidades é preparar jogadores para a disputa da Copa do Mundo 2026
Enquanto o Flamengo se organiza na busca de novos reforços para a próxima temporada, as entidades do futebol na América se reúnem para realizar um torneio entre os clubes do continente. A ideia é que ocorra um campeonato envolvendo a Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) e a Conmebol. O anúncio deve ser feito ainda em janeiro de 2023.
As conversas entre a Concacaf e a Conmebol estão em estágio avançado para a realização de um torneio de clubes entre as confederações. Ainda não se sabe se os times que integram o Campeonato Mexicano (Liga MX) e o Campeonato Norte-Americano (MLS) se juntarão à Libertadores, ou se uma nova competição será criada. Contudo, há alguns meses a negociação entre as entidades acontece e, de acordo com o jornal mexicano ‘Récord‘, é possível de que o novo modelo seja apresentado no próximo mês de janeiro.
Clique aqui e ganhe R$50 de bônus para jogar no galera.bet
O principal objetivo da parceria entre Conmebol e Concacaf seria para fortalecer a preparação das equipes nacionais e trazer novos desafios aos clubes. Como México, Canadá e Estados Unidos sediarão a Copa do Mundo em 2026, os países estariam automaticamente classificados para o torneio intercontinental. Dessa forma, a ideia é buscar maneiras de fortalecer a preparação das seleções durante o ciclo.
De acordo com o jornal mexicano, a ideia principal não seria a dos clubes integrarem a Libertadores, mas da criação de uma nova Liga ou uma “Super Taça”, entre os campeões e melhores posicionados dos países pudessem disputar o torneio. Assim, o Flamengo, que tem conquistado títulos nos últimos anos, estaria diretamente relacionado ao projeto.
A última vez que clubes mexicanos participaram da Libertadores da América foi em 2016. Na ocasião, Pumas, Toluca e Puebla disputaram o torneio, representando o México no campeonato. Dessa forma, o mais provável seria a criação de novas competições, em formatos ainda não existentes que beneficiem todos os países envolvidos. A possibilidade é de que, pelo o menos no começo, exista uma “Supercopa” entre as confederações.
Não tem calendário p isto não