Dirigente da base do Flamengo destaca importância do futsal na formação de craques do futebol

Compartilhe com os amigos

Vice-presidente de futebol da base, Vitor Zanelli declara influência do futsal na formação dos jovens


O Flamengo tem histórico de desenvolver grandes joias para o futebol mundial. O clube é referência nas categorias de atletas mais novos, produzindo constantemente talentos no Ninho do Urubu. O vice-presidente de futebol da base do Rubro-Negro revelou como os dirigentes e preparadores pensam na formação de cada jogador, e como o futsal influencia na evolução, na técnica e na preparação desses jovens para chegar ao profissional.

— Futsal é uma modalidade que ajuda muito a criançada e a ‘molecada’, naquela etapa de formação entre sete e 13 anos, na parte inicial de trabalho, onde ainda desenvolve muito a parte cognitiva, de tomada de decisão, técnica, a velocidade na tomada de decisão. É muito importante isso para o atleta. E isso não é algo que eu digo, ou que alguns profissionais dizem. Existem dados que mostram que os principais atletas brasileiros mais bem vendidos pelos clubes vieram do futsal -, declarou o dirigente, em entrevista à FlaTV, antes de completar:


Camisas do Flamengo, acessórios e muito mais: compre e ganhe brindes na melhor loja online do Mengão!


— Isso não é coincidência. Neymar veio do futsal, Ronaldo veio do futsal, William, do Chelsea (ING) começou no futsal. Everton Ribeiro começou no futsal, Zico jogou futsal, Pedro, Vinicius Júnior. Se parar para analisar, não é coincidência, é uma realidade. Então nós dentro do Flamengo entendemos que os trabalhos de campo e futsal são complementares -, revelou Vitor Zanelli.

Com um apoio fundamental de toda a comissão técnica desde os primeiros anos no esporte, os Crias do Ninho têm o costume de conquistar diversos títulos nas divisões inferiores. Os garotos, inclusive, chegaram a um recorde histórico na temporada de 2022, com 40 taças levantadas pelo futebol de base neste ano. Esta é a maior contagem atingida por um clube brasileiro em um único ano, superando a própria marca do Mais Querido, quando venceu 27 campeonatos em 2019 e o mesmo número em 2021.

Já pelo profissional, a equipe do Flamengo está de férias e tem reapresentação marcada para 26 de dezembro. Contudo, o novo técnico, Vítor Pereira, só comanda a equipe a partir de 02 de janeiro. A estreia do Mais Querido contra o Audax acontece no dia 12 de janeiro, pelo Campeonato Carioca, no Maracanã. Logo depois, o Mengo tem compromissos com a Supercopa do Brasil, Mundial de Clubes e Recopa Sul-Americana.

Compartilhe com os amigos

Veja também