Flamengo inicia 2023 com alta média de idade no sistema defensivo da equipe titular

Compartilhe com os amigos

Média de idade do sistema defensivo titular do Flamengo ultrapassa 30 anos


Por: Mônica Alves

Flamengo fechou 2022 com os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores. Um dos destaques do Mais Querido na temporada foi o sistema defensivo, que vem demonstrando segurança durante os jogos. Com uma defesa considerada experiente, a média de idade titular deste setor para a próxima temporada irá superar os 30 anos.

O Flamengo tem, atualmente, como sendo os ‘titulares absolutos’ no setor defensivo, alguns nomes. No gol, o Fla conta com o arqueiro Santos. Com 32 anos, o goleiro se consolidou como um dos grandes atletas da posição do futebol brasileiro e, na meta rubro-negra, desde a chegada, ajudou o Mengão a ganhar títulos.

Na zaga, o Mengo possui David Luiz, de 35 anos, que teve o contrato renovado pelo Flamengo até o final de 2023. Com perfil de líder e com um currículo de peso, o defensor é visto internamente não só como um zagueiro de grande técnica, como também, uma peça importante no vestiário rubro-negro.


Camisas do Flamengo, acessórios e muito mais: compre e ganhe brindes na melhor loja online do Mengão!


Outro nome importante na zaga do Flamengo é Léo Pereira. O jogador de 26 anos é referência no sistema defensivo do Fla e terminou a temporada 2022 em grande estilo. Antes contestado, o zagueiro ganhou a continuidade almejada e caiu nas graças da torcida.

Com a saída de Rodinei, o lateral direito Varela teve a permanência confirmada no Mais Querido até 2027. O atleta de 29 anos, deve ocupar a titularidade na posição em 2023. O uruguaio, inclusive, teve atuação de destaque pelo Uruguai na Copa do Mundo.

Além dos nomes citados acima, o Flamengo conta com o veterano Filipe Luís, como ‘dono’ da lateral esquerda. Com 37 anos, o jogador é, atualmente, um dos atletas do plantel rubro-negro mais experientes e renomados. Filipe, inclusive, mostrou-se muito focado para iniciar a nova temporada, e trocou alguns dias de férias com sua família para ir ao Centro de Treinamento Ninho do Urubu para tratar de uma contusão.

Ou seja, iniciando a temporada 2023, o Rubro-Negro terá a defesa com média de 31,8 anos. Um número que pode ser considerado ‘alto’. É válido destacar que, a diretoria do Mengo não pretende fazer grandes reformulações para o próximo ano. Ou seja, a tendência é de manutenção de quase todos os jogadores.

Agora, sob o comando de Vitor Pereira, outros nomes como Pablo, Fabrício Bruno e Cleiton, de 31, 26 e 19 anos, respectivamente, seguem à disposição no Flamengo para a zaga. Rodrigo Caio, de 29 anos, voltando de lesão, está liberado para treinar normalmente com o restante dos companheiros visando a nova temporada. No gol, o Mais Querido conta com os jovens Hugo Souza, de 23 anos, e Matheus Cunha, de 21. Já nas laterais direita e esquerda, o Fla tem Matheuzinho, de 22 anos e Ayrton Lucas, de 25.

Compartilhe com os amigos

Veja também