Alteração em regra da FIFA favorece Flamengo em situação de Rossi

Compartilhe com os amigos

Rossi já atuou pelo Boca Juniors (ARG) e jogará por Al-Nassr (ARA) e Flamengo em 2023


Por: Pedro Paulo Catonho

Agustín Rossi jogou uma partida pelo Boca Juniors (ARG) em janeiro, se apresentou para atuar no Al-Nassr (ARA) até junho e tem pré-contrato assinado com o Flamengo para julho. Com três times em um mesmo ano, o goleiro teria problemas para vestir o Manto Sagrado, de acordo com as regras antigas da FIFA. Porém, uma atualização da entidade em 2020, provocada pela pandemia, ajudará o Rubro-Negro na aquisição do argentino.

Em junho de 2020, quando o mundo ‘parou’ por conta do coronavírus, a FIFA definiu novas recomendações regulatórias do futebol. Uma das novidades foi a permissão para jogadores atuarem em três clubes diferentes na mesma temporada, com o objetivo de “evitar preocupações com jogadores desempregados” na época de redução de custos ocasionada no isolamento social do planeta.

Com pré-contrato assinado com o Flamengo, para apresentação no dia 1o de julho, Rossi já atuou pelo Boca Juniors em 2023. O goleiro entrou em campo no empate sem gols entre a equipe de Buenos Aires contra o Independiente (ARG), pelo Torneio de Verão, da Argentina, no dia 7 de janeiro. Na terça-feira (24), o arqueiro foi anunciado pelo Al-Nassr, time de Cristiano Ronaldo, e por lá ficará até o dia 30 de junho.

Por conta do contrato até o fim de junho com o Boca Juniors, Rossi entrou em atrito com a diretoria do clube por conta do processo de renovação. Sem acordo, o clube passou a ‘boicotar’ o jogador, com a troca de número, tirando a camisa 1 do goleiro. Além disso, o antigo titular passou a nem ser relacionado nas partidas. Então, surgiu uma oportunidade de negócio para o Al-Nassr: o arqueiro dos árabes, Ospina, se lesionou e o time de Cristiano Ronaldo teve de procurar outro atleta para a posição até a recuperação do colombiano.

FLAMENGO PODE PERDER ROSSI PARA O AL-NASSR?

Rossi pode ficar em definitivo no Al-Nassr, mas desde que o clube árabe pague ao Flamengo. O pré-contrato entre o Mais Querido e o goleiro já está registrado e valendo na FIFA. Se o arqueiro desistir de atuar no Mengão, o clube precisará ser indenizado com a multa rescisória estabelecida no ato da assinatura do vínculo. Ou seja, o Rubro-Negro receberia um dinheiro de transferência sem mesmo o argentino ter vestido a camisa do Fla.

Apesar da possibilidade, a diretoria do Flamengo não está preocupada e confia que o contrato com Rossi, que terá validade a partir do dia 1o de julho até o fim de 2027, será cumprido. O vice-presidente de futebol do Mengo, Marcos Braz, e o executivo de futebol, Bruno Spindel, negociaram diretamente com o goleiro em Buenos Aires, na primeira semana de 2023 e conversaram ‘olho no olho’ com o arqueiro.

Compartilhe com os amigos

Veja também