Andrade foi hospitalizado no dia 29 de dezembro
Considerado pela torcida do Flamengo como um dos maiores ídolos da história do clube, Andrade sofreu um mal súbito durante um jogo de masters na Gávea e foi internado às pressas no dia 29 de dezembro de 2022. Mesmo passando bem e tendo boa evolução na recuperação, o treinador e ex-atleta segue hospitalizado, em observação e sem previsão de alta.
O caso do ex-atleta não é considerado grave, uma vez que se trata de um problema circulatório e não tem veias entupidas. Contudo, exames detectaram uma pequena doença de base para o quadro, que está sendo tratada. A informação sobre o estado de saúde de Andrade foi veiculada, inicialmente, pelo jornalista Renan Moura.
Na véspera do incidente, o ídolo rubro-negro havia participado do ‘Jogo das Estrelas’, evento comemorativo promovido pelo ex-companheiro de profissão e amigo Zico, no Maracanã. No dia seguinte, pela manhã, o ex-volante esteve novamente em campo, mas para a festa de masters do Flamengo. Por volta de 13h30 (horário de Brasília), Andrade se sentiu mal, foi atendido pelos médicos do clube, em seguida foi levado ao Hospital Pró Cardíaco, em Botafogo.
Com uma linda trajetória no Flamengo, Andrade é considerado como um dos maiores nomes da história do clube, conseguindo o feito de ser campeão como jogador e como treinador. Como atleta, ele venceu quatro Campeonatos Brasileiros com o Rubro-Negro (1980, 1982, 1983 e 1987), uma Libertadores da América (1981) e um Mundial de Clubes (1981). Além disso, ele foi o comandante do Fla no título do hexacampeonato brasileiro, em 2009.