Ayrton Lucas – Lateral do Flamengo

Compartilhe com os amigos

Ayrton Lucas é considerado atualmente um dos melhores laterais do Brasil e ocupa papel importante no elenco do Flamengo


O lateral esquerdo Ayrton Lucas Dantas de Medeiros, mais conhecido apenas como Ayrton Lucas ou “Beijinho”, é um atleta que atua pelo Flamengo desde 2022. Com futebol ofensivo e alto nível técnico, o jogador tem conquistado a torcida rubro-negra e já acumula importantes títulos com o Manto Sagrado.

Quando ele foi contratado pelo Flamengo? Quanto custou?

Inicialmente, o Flamengo contratou Ayrton Lucas por empréstimo, junto ao Spartak Moscou (RUS). A negociação foi facilitada porque o clube russo havia sofrido sanção da Fifa, e qualquer jogador poderia sair sem necessidade de acordo.

Depois dos primeiros meses bem sucedidos no Flamengo, o Rubro-Negro decidiu se reunir com o Spartak para acertar a transação em definitivo. Desta forma, o Fla firmou o pagamento de 7 milhões de euros por Ayrton Lucas, com pagamento parcelado até 2025.

Trajetória no Flamengo

Quando Ayrton Lucas chegou, o Fla ainda era comandado pelo técnico Paulo Sousa. Neste período, o lateral sofreu com lesão e teve poucas oportunidades. Porém, depois da chegada de Dorival Júnior, o defensor ganhou espaço e começou a mostrar grande potencial para assumir a lateral esquerda do Flamengo.

No auge físico, Ayrton se apresentou como grande opção para revezar com Filipe Luís, que é considerado o titular da posição, mas já tem idade avançada. Ao longo da temporada, ambos foram bastante utilizados, e a final da Libertadores de 2022 acabou se tornando um jogo emblemático.

Na partida, Filipe foi escalado entre os 11 iniciais, mas sofreu lesão ainda no início do primeiro tempo. Sem fugir da responsa, Ayrton Lucas assumiu a vaga e foi fundamental para o Flamengo sair vitorioso. Depois de entrar em campo, Beijinho sofreu a falta que gerou a expulsão do zagueiro Pedro Henrique, do Athletico Paranaense, e daí em diante, o confronto se tornou ainda mais favorável ao Fla.

Em 2023, Ayrton Lucas ganhou ainda mais espaço com a chegada do técnico Vítor Pereira e tem se tornado peça cada vez mais importante para o Flamengo. A tendência é que, ao longo da temporada, ele e Filipe Luís sigam numa espécie de rodízio.

Ayrton Lucas ao lado do filho, com medalha da Libertadores conquistada pelo Flamengo.
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Informações pessoais:

Nome: Ayrton Lucas Dantas de Medeiros
Nascimento: 19 de junho de 1997 (idade 25 anos)
Naturalidade: Carnaúba dos Dantas, Rio Grande do Norte (RN)
Altura: 1,80m
Número da camisa: 6
Pé preferencial: Esquerdo

Onde jogava antes de vir para o Flamengo?

O último time de Ayrton Lucas antes de vestir Rubro-Negro foi o Spartak Moscou, da Rússia. Antes disso, ele já havia jogado por ABC, Madureira, Fluminense e Londrina.

Até quando vai o contrato dele com o Flamengo?

  • Ayrton Lucas tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2027

Quais títulos Ayrton Lucas conquistou na carreira?

  • Copa Libertadores da América (2022 – Flamengo)
  • Copa do Brasil (2022 – Flamengo)
  • Taça da Rússia (2021/22 – Spartak Moscou)
Compartilhe com os amigos

Veja também