Destaque

Com ajuda do Flamengo, Brasileirão é eleito o campeonato mais forte do mundo

Compartilhe

Flamengo buscará o eneacampeonato do Brasileirão em 2023


Não tem para a Premier League, nem para LaLiga. O campeonato mais forte do mundo é o Brasileirão. Pelo menos este foi o resultado do levantamento da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). O Nacional superou o Inglês e o Espanhol, que ocuparam a segunda e terceira posições, respectivamente. O Flamengo ajudou o Brasil a ficar no topo do ranking.

Os critérios utilizados pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol partem do desempenho dos times de cada liga em torneios internacionais. Ou seja, a final brasileira da Libertadores, entre Flamengo e Athletico-PR, rendeu muitos pontos para o Campeonato Brasileiro. Além disso, a participação do São Paulo na decisão da Copa Sul-Americana também ajudou o Brasileirão a subir na pontuação.

VEJA O TOP 10:

1º – Brasileirão (1.181 pontos)
2º – Campeonato Inglês (1.086)
3º – Espanhol (967,5)
4º – Alemão (921,5)
5º – Italiano (866)
6º – Francês (855)
7º – Português (853,25)
8º – Holandês (808,75)
9º – Argentino (798,5)
10º – Paraguaio (701)

O Brasil ficou acima de grandes ligas do mundo. A Premier League (Inglaterra) ficou em segundo, seguida por LaLiga (Espanha), Bundesliga (Alemanha) e Série A (Itália). A Ligue 1 (França), que conta com nomes como Lionel Messi, Kylian Mbappé e Neymar, aparece apenas na sexta posição. Os campeonatos da Argentina e do Paraguai são os outros sul-americanos a aparecerem na lista dos dez primeiros.

Esta é a segunda vez seguida em que o Brasil aparece no topo do ranking. A lista referente a 2021 também contou com ajuda do Flamengo, já que o Mais Querido fez a final da Copa Libertadores da América contra outro brasileiro, o Palmeiras. De quebra, o país também fez a decisão da Sul-Americana na ocasião, com Athletico-PR e Red Bull Bragantino.

Para o próximo ranking, o Flamengo terá três competições internacionais para tentar dar mais pontos para o Brasil: Mundial de Clubes, Recopa Sul-Americana e Libertadores da América. A primeira acontece entre os dias 1o e 11 de fevereiro, já os duelos com o Independiente Del Valle (EQU) serão em 21 e 28 do mesmo mês. O principal torneio do continente tem final marcada para 11 de novembro.

Notícias recentes

  • Notícias

Leonardo Jardim define time titular para jogo do Flamengo x Independiente del Valle em treino desta quarta

Flamengo e Independiente del Valle (EQU) disputam jogo de ida das quartas de final da…

09/09/2026
  • Destaque

Boto se pronuncia sobre retorno de Plata ao Flamengo e minimiza declaração de Bap: “Foi uma surpresa para mim”

Gonzalo Plata estava prestes a reforçar o Dínamo de Moscou (RUS) A 'novela' sobre o…

08/09/2026
  • Destaque

Arrascaeta alcança 114 assistências pelo Flamengo e mira marca de Junior

Contra o Remo, Arrascaeta deixou Samuel Lino na cara do gol Arrascaeta segue fazendo história…

08/09/2026
  • Destaque

Jorginho, do Flamengo, aparece na pré-lista de convocação da Itália para UEFA Nations League

Quando foi o último jogo de Jorginho com a camisa da Itália? As seleções ao…

08/09/2026
  • Destaque

A revelação de José Boto sobre a negociação do Flamengo por Luiz Henrique

Luiz Henrique foi vinculado ao Flamengo nesta janela de transferências O Flamengo é um dos…

08/09/2026
  • Destaque

Boto diz que Cebolinha ‘se excluiu’ do Flamengo e confirma saída do atacante

Everton Cebolinha tem contrato com o Flamengo até o fim de 2026 Everton Cebolinha possui…

08/09/2026