Flamengo busca terceiro título sobre o Palmeiras; relembre as conquistas

Compartilhe com os amigos

Flamengo já venceu título continental contra o Palmeiras


Por: Pedro Paulo Catonho

O primeiro jogo na história entre Flamengo e Palmeiras aconteceu em 1929, quando o Mais Querido bateu o então Palestra Itália por 1 a 0. Desde então, os clubes têm protagonizado duelos marcantes na memória dos torcedores. Neste sábado (28), o rubro-negro espera ter boas lembranças da Supercopa do Brasil, assim como aconteceu em outras duas finais entre as equipes.

Flamengo e Palmeiras já disputaram quatro decisões e há empate no histórico do confronto. O Mais Querido levou os troféus da Copa Mercosul 1999 e Supercopa do Brasil de 2021. Já o time alviverde foi campeão da Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo 1942 e da Libertadores da América 2021. O Mengo tentará o terceiro título contra o rival. Relembre os outros dois.

COPA MERCOSUL 1999
A extinta Copa Mercosul, equivalente à Copa Sul-Americana hoje em dia, teve decisão em dois jogos. Na ida, no Maracanã, o Flamengo venceu por 4 a 3. Na volta, no antigo Parque Antártica, o Mengão ficou o título após empate em 3 a 3, com gol de Lê aos 38 minutos do segundo tempo.

O Palmeiras era favorito no confronto, pois havia conquistado a Copa Libertadores meses antes. Mas o Fla, recheado de garotos, surpreendeu a América do Sul com o título. Naquele elenco, o Mengão contava com jogadores como Caio Ribeiro, Rodrigo Mendes, Juan (zagueiro), Athirson, Leandro Ávila, Reinaldo e Leandro Machado.

SUPERCOPA 2021
Assim como na final da Mercosul 1999, a Supercopa de 2021 teve emoção do início ao fim. Raphael Veiga abriu o placar para o Palmeiras logo no início do jogo. Gabigol e Arrascaeta viraram ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Rodrigo Caio cometeu pênalti e Veiga, novamente, balançou as redes. Com o 2 a 2, a disputa foi para os pênaltis.

Nas cobranças, o Palmeiras chegou a abrir 3 a 1, teve a ‘bola do jogo’ em duas oportunidades, mas Diego Alves brilhou. O arqueiro, que deu adeus ao Flamengo no fim do ano passado, pegou três cobranças e colocou o Mengo em vantagem. O zagueiro Rodrigo Caiu bateu a última penalidade e garantiu o bicampeonato da Supercopa ao Rubro-Negro.

E O TRI?
O duelo da Supercopa do Brasil pode garantir dois ‘tris’ ao Flamengo. O primeiro seria a terceira conquista de troféu contra o Palmeiras. O outro é a chance do Mengão somar três taças da competição, já que foi o dono dos troféus de 2020 e de 2021.

Palmeiras x Flamengo pela Supercopa do Brasil 2023 acontece neste sábado (28), às 16h30 (horário de Brasília), no Estádio Mané Garrincha, na capital federal. O confronto terá transmissão especial do Coluna do Fla, no Youtube. Na TV, a Globo e o SporTV, nas redes aberta e fechada, respectivamente, exibem a partida.

Compartilhe com os amigos

Veja também