Flamengo começa caminhada pelo penta da Copinha; relembre os quatro títulos

Compartilhe com os amigos

Flamengo estreia nesta segunda-feira (02), contra o Floresta-CE


Por: Pedro Paulo Catonho

A torcida do Flamengo poderá matar a saudade de acompanhar o Manto Sagrado dentro de campo nesta segunda-feira (02), quando o Rubro-Negro estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O adversário será o Floresta-CE, às 21h45 (horário de Brasília), no Estádio Zezinho Magalhães, na cidade de Jaú, no interior paulista. O Mengão vai em busca do pentacampeonato, já que possui quatro títulos da competição. Vários craques foram revelados nas conquistas. Relembre cada uma delas.

1990
O primeiro título veio em 1990. O elenco contava com futuras estrelas e craques do futebol mundial, como Junior Baiano, Marcelinho Carioca, Djalminha, Paulo Nunes e Nélio. O quinteto, dois anos depois, participou da campanha do título do Campeonato Brasileiro de 1992 na categoria profissional.

Na Copinha, foram 11 jogos, com sete vitórias, três empates e apenas uma derrota. O grande jogo da campanha foi contra o Corinthians, na então casa da equipe paulista, o Pacaembu. Goleada por 7 a 1, com show de Djalminha. Na final, o Fla superou o Juventus-SP, no mesmo estádio, por 1 a 0, gol de Junior Baiano.


As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!


2011
O Flamengo voltou a conquistar a Copinha 21 anos depois. Em 2011, o time que teve o goleiro César como destaque ficou com o bicampeonato. Naquele grupo, Guilherme Negueba, Rafinha e Adryan foram os grandes nomes na campanha. O Mengão precisou de quatro vitórias e quatro empates para sair com o bicampeonato.

Na final, com o Pacaembu lotado de rubro-negros, o Flamengo bateu o Bahia, por 2 a 1. O gols foram marcados por Frauches e Guilherme Negueba, de pênalti. O zagueiro abriu o placar logo aos sete minutos de jogo, o time de Salvador empatou ainda no primeiro tempo, mas o atacante deu números finais ao confronto na etapa complementar.

2016
No tri, nomes como Lucas Paquetá, Felipe Vizeu, Léo Duarte e Matheus Sávio são alguns destaques daquele time e que foram aproveitados no profissional. Na campanha, sete vitórias e dois empates. Em uma dessas igualdades, o Mengo, de forma emocionante, levantou a taça.

Com o Pacaembu lotado de corintianos, o time da casa logo abriu 2 a 0 na final. No segundo tempo, Trindade e Matheus Sávio empataram e o jogo foi para os pênaltis. Nas cobranças, o goleiro Thiago pegou dois chutes e deu o tricampeonato ao Flamengo.

2018
Talvez, o mais improvável dos títulos. Em 2018, muitos dos garotos estavam cedidos ao time profissional para o início do Campeonato Carioca. Foi comum ao longo da campanha da Copinha os jogadores treinarem um dia com o time adulto, e depois pegavam a estrada para São Paulo para atuar na Copinha. O Mengão conquistou sete vitórias e um empate.

A final, mais uma vez com um time paulista e com o Pacaembu ‘contra’. O Flamengo abriu o placar diante do São Paulo, com gol de Wendel, e aguentou uma pressão do Tricolor ao longo dos 90 minutos. O goleiro Yago Darub foi o herói daquela manhã, fazendo grandes defesas. Naquele time, os destaques eram Hugo Moura, Bill, Michael, Ramon, Vinicius Souza e Vitor Gabriel.

E em 2023?
Nesta edição, o Flamengo enfrentará o Floresta-CE, Aparecidense-GO e XV de Jaú-SP na primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A estreia contra os cearenses acontece nesta segunda-feira (02), às 21h45 (hora de Brasília). No mesmo horário, mas na quinta (05), o adversário será o goiano. No dia 08 de janeiro, o time da casa receberá o Mengão, às 19h30 (de Brasília). Os três duelos acontecem no Estádio Zezinho Magalhães, em Jaú.

Flamengo x Floresta-CE terá transmissão pela Rede Vida, em TV aberta, e SporTV, no canal por assinatura. Já as partidas do Mengão contra Aparecidense-GO e XV de Jaú passarão apenas no SporTV. Os dois primeiros colocados se classificam para a próxima fase.

Compartilhe com os amigos

Veja também