Pablo – Zagueiro do Flamengo

Compartilhe com os amigos

Pablo Castro é um zagueiro de 31 anos, que foi contratado pelo Flamengo em 2022


O zagueiro Pablo do Nascimento Castro, mais conhecido simplesmente como Pablo, foi contratado pelo Flamengo em março de 2022. Ele chegou ao clube após pedido do técnico Paulo Sousa. O treinador já conhecia e gostava do atleta após trabalharem juntos no Bordeaux, da França.

Quando ele foi contratado pelo Flamengo? Quanto custou?

Pablo chegou ao Rubro-Negro depois de várias janelas de ‘namoro’. A diretoria do clube já observava e tinha interesse no zagueiro em anos anteriores, mas jamais havia conseguido efetivar a contratação. Em 2022, a Fifa definiu punição aos clubes russos, por conta da guerra entre Ucrânia e Rússia, e a investida do Fla acabou sendo facilitada.

O jogador pertencia ao Lokomotiv (RUS) e teria liberação automática para sair da equipe por empréstimo. Apesar disso, o Flamengo preferiu negociar com os russos e desembolsou 2,5 milhões de euros (cerca de R$14 milhões, na cotação da época) para contratar Pablo em definitivo.

Trajetória no Flamengo

Após chegar com grande expectativa para elevar o nível da zaga rubro-negra, que vivia momento ruim, Pablo fez bons jogos, mas começou a oscilar. Sem conseguir grandes sequências, o jogador teve dificuldade na disputa por titularidade. Apesar disso, depois da chegada de Dorival Júnior, o camisa 30 conseguiu ser utilizado de forma mais frequente.

Se antes Paulo Sousa preferia contar com uma base de titulares, Dorival decidiu implementar revezamento à equipe, utilizando um esquema no Brasileirão e outro nos jogos de mata-mata (Libertadores e Copa do Brasil). Com isso, Pablo acabou atuando em diversas partidas da competição nacional.

Jogadores do Flamengo comemoram título da Libertadores 2022
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Informações pessoais:

Nome: Pablo do Nascimento Castro
Nascimento: 21 de junho de 1991 (31 anos)
Naturalidade: São Luís, Maranhão (MA)
Altura: 1,88m
Número da camisa: 30
Pé preferencial: Direito

Onde jogava antes de vir para o Flamengo?

O último time de Pablo antes de vestir Rubro-Negro foi o Lokomotiv, da Rússia. Antes disso, ele já havia jogado por Ferroviario, Iraty, Ceará, Quixadá, Tiradentes-CE, Grêmio, Avaí, Ponte Preta, Bordeaux (FRA) e Corinthians.

Até quando vai o contrato dele com o Flamengo?

  • Pablo tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2025

Quais títulos Pablo conquistou na carreira?

  • Copa Libertadores da América (2022 – Flamengo)
  • Copa do Brasil (2022 – Flamengo)
  • Campeonato Brasileiro (2017 – Corinthians)
  • Taça da Rússia (2020/21 – Lokomotiv)
  • Campeonato Paulista (2017 – Corinthians)
  • Campeonato Cearense (2011 – Ceará)
Compartilhe com os amigos

Veja também