VAR semiautomático e acréscimos inspirados na Copa: veja novidades da FIFA para o Mundial

Compartilhe com os amigos

Mundial de Clubes da FIFA deve ter tecnologias e novidades inspiradas na Copa do Mundo do Catar


Depois de ter se tornado campeão da Copa Libertadores da América, o Flamengo se classificou para disputar o Mundial de Clubes. Planejando o torneio, a FIFA terá algumas novidades inspiradas na Copa do Mundo do Catar, como o VAR semiautomático e a ideia de ter acréscimos maiores.

De acordo com informações divulgadas pelo Uol Esporte, a comissão de arbitragem da FIFA vai repetir a tecnologia e orientações da Copa do Mundo do Catar aos profissionais que trabalharão no Mundial de Clubes. Isso porque, a ideia da entidade é ter mais ‘bola rolando’ em campo.

Vale lembrar que, no Catar, a FIFA inovou com o impedimento semiautomático do VAR. Com isso, além de diminuir o tempo para entender se um jogador está ou não em posição ilegal após balançar as redes, acaba também com o ‘traçado’ das linhas horizontais e verticais que tentam identificar as partes do corpo de cada atleta.

O sistema usado na Copa tem 12 câmeras localizadas na cobertura dos estádios e controla até 29 pontos de dados por jogador, 50 vezes por segundo. Além disso, inclui as extremidades e membros pertinentes para a análise de situações de impedimento.

Além da nova tecnologia no VAR, o Mundial também deverá ter mais acréscimos nas partidas. Na Copa do Mundo isso foi feito e alguns jogos chegaram a ter mais de dez minutos de ‘tempo extra’ ao fim de cada etapa. A ideia da FIFA e da Ifab (International Board), o órgão que regula o futebol, é ter confrontos com mais bola rolando.


As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!


FLAMENGO NO MUNDIAL

Já classificado para a semifinal, o Flamengo planeja viajar para o Marrocos em 02 de fevereiro, com previsão de chegada ao palco do Mundial no dia 03. Desse modo, o Rubro-Negro ainda aguarda para saber qual será o adversário que enfrentará na disputa do título mais desejado dos últimos anos. A estreia do Fla, no entanto, já foi definida e será dia 07 de fevereiro.

Vale ressaltar que, apesar de ter todos os detalhes encaminhados, a FIFA ainda vai confirmar quais cidades irão sediar o Mundial de Clubes referente ao ano de 2022. O vice-presidente do Flamengo, Marcos Braz, confirmou que os locais favoritos a receberem a competição são: Tânger e Rabat.

Compartilhe com os amigos

Veja também