Guillermo Varela está no Flamengo desde julho de 2022
Guillermo Varela é um dos jogadores que brigam por vaga no time titular do Flamengo. O lateral direito chegou ao Rio de Janeiro no meio de 2022 e ainda vive o processo de adaptação ao clube. Uruguaio ex-Dínamo de Moscou (RUS), o jogador de 29 anos revelou que se sente “cada vez melhor” no Rubro-Negro.
— Me sinto cada vez melhor, à medida que vai passando o tempo, que vou jogando mais, ajudando a equipe […] Eu tinha a ideia do que era o Flamengo, olhando de fora. No primeiro dia, me dei conta pela entrevista, que todos estavam com a camisa do time, que aqui tinha um espírito diferente, podendo sentir muito carinho das pessoas e a força quando jogamos no Maracanã. Acredito que a dimensão (do que é o Flamengo) não dá pra se vê realmente como é — contou Varela, em entrevista à FlaTV.
O uruguaio é visto pela comissão técnica de Vítor Pereira como um jogador com potencial defensivo e briga por posição com Matheuzinho, que é mais ofensivo. Com a saída de Rodinei, em dezembro do ano passado, Varela perdeu um concorrente e tem atuado mais em 2023.
Na atual temporada, Varela entrou em campo cinco vezes pelo Flamengo. Dessas chances, somente contra o Al Ahly (EGI), na disputa pelo terceiro lugar do Mundial de Clubes, e diante do Volta Redonda, pela oitava rodada do Cariocão, o lateral direito atuou por 90 minutos.
Para o jogo do Flamengo deste sábado (18), às 16h (de Brasília), contra o Resende, Guillermo Varela não foi relacionado. Vítor Pereira deixou o uruguaio no Rio de Janeiro, junto com os titulares. Dessa forma, a tendência é que o lateral direito seja usado na próxima terça-feira (21), no primeiro jogo da Recopa Sul-Americana, contra o Independiente del Valle (EQU), no Equador.