Nova licitação do Maracanã ainda não tem prazo para acontecer
Flamengo e Fluminense administram o Maracanã desde 2019 e têm planos de seguir gerindo o estádio juntos. Inclusive, o edital de licitação do Maraca, que será válido pelos próximos 20 anos, deve ter poucas mudanças, segundo informações divulgadas pelo GE.
Vale lembrar que, inicialmente, o edital de licitação do Maracanã estava previsto para o fim de 2023. No entanto, por decisão monocrática de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), a citação foi adiada e ainda não há prazo para sair a nova ordem.
Outro ponto que merece destaque é o fato de a concessão de permissão de uso do Maracanã concedido à dupla Fla-Flu ser válida até o fim de abril de 2023. Faltando apenas dois meses para o término da autorização, ainda não há nenhum prazo para que o novo edital seja lançado.
Segundo o GE, “o sistema de pontuação prevê, por exemplo, 70 partidas por ano no Maracanã, principalmente pela possibilidadede de mais de um clube se tornar associado à gestão e atribui pontos a este requisito. Se antes eram 50 pontos, agora vale 35 pontos, num total de 125 pontos atribuídos à proposta técnica”.
Além disso, o portal seguiu: “O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Casa Civil, se reuniu com o TCE – houve encontro no último dia 8 de fevereiro, antes do Carnaval – e manteve o peso de 60% contra 40% da proposta técnica. Em caso de empate entre pontuação final das propostas, aquela que tiver maior pontos na proposta técnica leva a disputa”.
A quantia da concessão do Maracanã, válido por 20 anos, é de aproximadamente R$ 5 milhões por ano. O valor, no entanto, poderá ser repassado trimestralmente, de forma parcelada. Além disso, o uso de sete camarotes também foi debatido entre o Governo e a Casa Civil, dando direito a 200 ingressos e outros benefícios no estádio do Maracanã.