Cariocão é atração na Rússia em meio às dificuldades com direitos de transmissão

Compartilhe com os amigos

Campeonato Carioca 2023 está sendo transmitido para 44 países, dentre eles, a Rússia


Uma dos desafios que o Flamengo enfrenta todos os anos é o Campeonato Carioca. Para 2023, o tradicional estadual contou com uma novidade: o torneio está sendo transmitido na Rússia. O país europeu tem enfrentado dificuldades para garantir direitos de transmissão de algumas competições internacionais, com isso, o Cariocão passou a ser atração nas TV’s russas.

A Rússia é um dos 44 países para os quais o Campeonato Carioca está sendo transmitido em 2023. Entre Ásia e Europa, o Cariocão é exibido para 24 países, como Croácia, Sérvia, Ucrânia, Kosovo, Cazaquistão e Azerbaijão. Mas o caso da Rússia é ainda mais singular por conta da guerra com a Ucrânia. As sanções decorrentes da situação têm feito as emissoras do país enfrentarem dificuldades para garantir direitos de transmissão de algumas competições internacionais.

De acordo com Fábio Aleixo, devido a guerra entre russos e ucranianos, a situação tem afetado as emissoras do país que transmitem os campeonatos ao redor do mundo. O jornalista atualmente está na Rússia e trabalha nas transmissões da ‘Viasat Sports’.

— É um canal que sempre transmitiu programação da ESPN, torneios dos Estados Unidos. Porém, por causa do conflito e das sanções, muitos direitos foram perdidos. O canal vem buscando torneios diferentes, variar a programação, e surgiu a possibilidade de passar o Carioca. Recebemos o sinal limpo gerado do Brasil, com logo do patrocinador, placar e todo o GC (textos e caracteres exibidos). A transmissão é feita totalmente em russo -, explicou, em entrevista para O Globo.

Vale destacar que, além dessa transmissão na Rússia, a exibição do Campeonato Carioca teve alteração. Isso porque, após uma grande concorrência de outras emissoras, como SBT e ESPN, a Band venceu a disputa e, diante disso, se tornou a detentora dos direitos de transmissão do Estadual em 2023.

Com transmissão para diversos países europeus, o Flamengo volta a campo pelo Cariocão, nesta quarta-feira (01), contra o Boavista. A bola rola a partir das 21h10 (horário de Brasília), no Maracanã, pela sexta rodada do Campeonato Carioca. No Brasil, o confronto será exibido ao vivo e com imagens do Coluna do Fla, através do ‘Daleapp’. A Band, na TV aberta, e a Bandsports, em canal fechado, também mostram o embate.

Compartilhe com os amigos

Veja também