Paulo Sousa esteve no comando do Flamengo por seis meses em 2022
Enquanto o Flamengo se adapta ao estilo de jogo do novo treinador rubro-negro, Vítor Pereira, outro português foi anunciado por um clube italiano. Paulo Sousa, que comandou o elenco do Mais Querido ao longo do primeiro semestre de 2022, assume o time do Salernitana (ITA). A equipe do sul da Itália comunicou a contratação nesta quarta-feira (15), mesmo dia em que o profissional comandou o treino de estreia à frente da equipe.
Clube da elite do Campeonato Italiano, o Salernitana é o primeiro trabalho de Paulo Sousa após ser demitido do Flamengo. O português deixou o plantel rubro-negro em junho de 2022, para dar lugar a Dorival Júnior. Agora, o treinador substitui Davide Nicola, que foi afastado do cargo após 11 meses no comando do time.
?? | Paulo Sousa é o novo treinador do Salernitana, da Itália. O português ex-Flamengo estava sem clube e foi oficializado como técnico do time italiano nesta quarta (15). Primeiro trabalho de PS após ter sido demitido do Fla. #colunadofla pic.twitter.com/LgRndbu4Hb
— Leo José (@LeoJoseReporter) February 15, 2023
Quer comprar produtos do Flamengo pela internet? Conheça a loja mais rápida e segura!
O Salernitana ocupa, atualmente, a 16ª posição da Série A, a quatro pontos da zona de rebaixamento. Faltam, ao todo, 16 rodadas para o torneio chegar ao fim nesta edição. Paulo Sousa retorna ao futebol italiano cinco anos e meio após deixar a Fiorentina (ITA), um dos principais trabalhos da carreira do português.
Desde que deixou a Fiorentina, Paulo Sousa comandou as equipes do Tianjin Quanjian, da China, do Bordeaux, da França, e em janeiro de 2021 assumiu a seleção da Polônia. Com o grupo polonês, conseguiu avançar à repescagem das eliminatórias europeias da Copa do Mundo do Catar. O treinador, contudo, deixou o grupo para assumir o cargo no Flamengo. Sem resultados consistentes, foi demitido apenas seis meses depois.
Sob comando do Flamengo, Paulo Sousa disputou 32 jogos, tendo como disputas os seguintes torneios: Libertadores, Carioca, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Supercopa do Brasil. Foram, ao todo, 19 vitórias, sete empates e seis derrotas à frente do Mais Querido.