Disputado no formato atual desde 2000, o Mundial de Clubes será repaginado pela FIFA. Depois de anos demonstrando insatisfação com os moldes de disputa, a entidade máxima do futebol anunciou que, a partir de 2025, o torneio contará com 32 equipes. Os times sul-americanos, como o Flamengo, terão direito a seis vagas.
A mudança, que já vinha sendo discutida há mais de um ano, foi oficializada pela FIFA nesta terça-feira (14), em comunicado divulgado no início da tarde. Segundo o documento, “a decisão foi tomada com base em um conjunto de métricas e critérios objetivos”. A primeira edição do Mundial de Clubes no novo formato ocorrerá entre junho e julho de 2025. A ideia é tornar a competição similar à Copa do Mundo, disputada por seleções a cada quatro anos.
UEFA (Europa) – 12 times
Conmebol (América do Sul) – 6 times
Concacaf (América central e América do Norte) – 4 times
AFC (Ásia) – 4 times
CAF (África) – 4 times
OFC (Oceania) – 1 time
*A última vaga será para time do país anfitrião do torneio
Nos moldes vigentes atualmente, a Conmebol tem direito a uma vaga na competição, e o time campeão da Libertadores é o representante da entidade. Essa regra seguirá valendo até o Mundial de Clubes de 2024, sendo assim, tendo mais duas edições – visto que o disputado em fevereiro de 2023 foi referente à temporada 2022. Para o novo formato, aplicado a partir de 2025, a entidade ainda não definiu quais serão os critérios de classificação para o torneio.
Por parte dos clubes, ainda não há posicionamento formal quanto à alteração, contudo, é fato que a mudança no calendário do Mundial causará impactos a brasileiros que participarem da competição. Isso porque, atualmente, com cerca de 10 a 15 datas reservadas para os Campeonatos Estaduais, além de torneios como Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil, as equipes nacionais costumam ter reclamações sobre o calendário apertado, que prejudica o rendimento esportivo.
Em tom de descontração, Arrascaeta falou de Filipe Luís como treinador do Flamengo O Flamengo…
Flamengo encara o Cruzeiro nesta quarta-feira (06), pela 32ª rodada do Brasileirão Após vitória por…
Marcelo acompanhou a vitória do Flamengo do estádio no último domingo (03) O Fluminense anunciou…
De La Cruz tem contrato válido com o Flamengo até junho de 2028 A imprensa…
De La Cruz desmentiu a informação sobre uma possível insatisfação no Flamengo Antes mesmo de…
Ataque do Flamengo voltou a funcionar após período de poucos gols Desde a coletiva de…
Ver comentários
12 times da UEFA será uma Champions, simples assim
Gostei do novo módulo, justo a Europa ter mais times continente maior de países e o sul americano fica em segundo, só não sei se vão ter calendário no Brasil para este monte de jogos.
Nunca mais um sul-americano terá chances de ser campeão mundial, se os principais clubes europeus não boicotarem esse novo Mundial com mais equipes da Europa. É possível um clube da América do Sul vencer um jogo único contra um gigante europeus, mas é impossível ele levar vantagem em cima de 12 equipes do Velho Mundo. O Mundial deste ano pode ter sido a última chance real na história de o Mengão chegar ao bi Mundial, se a equipe não vencer a Libertadores este ano.
Gostei do novo módulo, justo a Europa ter mais times continente maior de países e o sul americano fica em segundo, só não sei se vão ter calendário no Brasil para este monte de jogos.
PROVAVELMENTE ESSE FORMATO TAMBÉM SERÁ DE QUATRO EM QUATRO ANOS, FICA MAIS FÁCIL DE ADMINISTRAR O CALENDÁRIO