Em um mês, o Rubro-Negro encarou três duelos importantes, na Supercopa e no Mundial de Clubes
O calendário da temporada começou colocando à prova o Flamengo. Em menos de dois meses, o Rubro-Negro já encarou três importantes duelos: Supercopa, semifinal do Mundial de Clubes e disputa pela terceira colocação do torneio intercontinental. Os jogos decisivos acabaram trazendo à tona um desequilíbrio defensivo do elenco. Com a Recopa Sul-Americana batendo à porta, Vítor Pereira terá que achar uma forma de pôr fim a este problema.
Os incidentes defensivos do rubro-negro começaram a ficar evidentes contra o Palmeiras, quando o Flamengo sofreu quatro gols do time Alviverde, e amargou o vice da disputa, que terminou 4 a 3. Na semifinal do Mundial, contra o Al Hilal (SAU), mais uma enxurrada de bolas na rede do Fla. Placar final: 3 a 2 e adeus ao sonho da conquista internacional.
Após se despedir da chance de erguer o troféu mundial, o Flamengo mediu forças com o Al Ahly (EGI), na disputa pela terceira colocação da competição. Apesar de ter conseguido o bronze, com placar de 4 a 2, o Rubro-Negro teve a defesa vazada duas vezes.
Ou seja, em apenas três jogos, o Flamengo viu o adversário balançar as redes nove vezes. Um número considerado alto para um time que busca se manter no topo do continente, e permanecer entre as equipes mais competitivas do mundo. O assunto, inclusive, está no radar de Vítor Pereira, que terá o acerto da defesa como obsessão nas próximas semanas.
Isso porque, no dia 21 de fevereiro, contra o Independiente del Valle (EQU), o Rubro-Negro dará o pontapé inicial na busca pela conquista da Recopa Sul-Americana. O jogo de ida será no estádio Complejo Independiente del Valle, em Quito, onde, devido à altitude, a bola rola com mais velocidade que o comum. Ou seja, a defesa rubro-negra terá mais este desafio pela frente. O duelo valendo o título da competição internacional, ocorre no dia 28 do mesmo mês, no Maracanã.
Visando encontrar soluções para os problemas defensivos do time, Vítor Pereira fará testes no Campeonato Carioca. No jogo desta quarta-feira (15), contra o Volta Redonda, a ideia do português é iniciar o confronto de forma diferente da habitual. O treinador planeja escalar Vidal na vaga de Everton Ribeiro, e a tendência é que a mudança deixará o time do Flamengo mais defensivo. Visto que, o meio campo contará também com: Thiago Maia, Gerson e Arrascaeta.
A bola rola para Flamengo e Volta Redonda às 21h10 (de Brasília) desta quarta-feira (15). O embate pela oitava rodada do Cariocão, acontece no Raulino de Oliveira, e o Coluna do Fla transmite ao vivo e com imagens, via DaleApp. Band e Bandsports também mostram o jogo.