Matheuzinho – Lateral do Flamengo

Compartilhe com os amigos

Matheuzinho, do Flamengo, é um dos jovens laterais mais promissores do futebol nacional


Matheus França Silva, mais conhecido pelo apelido de Matheuzinho, é um atleta nascido em 8 de setembro de 2000 (22 anos), que foi contratado pelo Flamengo em 2019, ainda nas categorias de base. O jogador é considerado peça como um dos laterais direitos de maior potencial no futebol nacional, dada a pouca idade e capacidade que já demonstrou com o Manto Sagrado.

Quando Matheuzinho foi contratado pelo Flamengo? Quanto custou?

O lateral chegou ao Fla através de um trabalho de captação de jovens, que tem a ideia de desenvolver talentos ainda na base. A contratação foi fechada em fevereiro de 2019, e o Flamengo pagou R$ 1,2 milhão por Matheuzinho, adquirindo 50% dos direitos econômicos do jogador e mantendo a outra parte com o Londrina.

Trajetória no Flamengo

Pouco depois de ser contratado. Matheuzinho assumiu a lateral direita titular do time sub-20 e se tornou uma das referências da equipe. Como já havia atuado no time profissional no Londrina, ele se destacava pela questão física e também na experiência em relação aos demais garotos e, principalmente, sobre os adversários.

Matheuzinho ficou por cerca de um ano na base do Flamengo, mas pode se dizer que a passagem foi avassaladora. Isso porque, nesse breve período, ele conquistou Brasileirão, Supercopa do Brasil, Campeonato Carioca e Torneio OPG, competições que estão entre as principais da categoria sub-20 no cenário nacional.

Em 2020, Matheuzinho foi integrado à equipe principal e alternou a titularidade com o chileno Maurício Isla. Ao fim da primeira temporada como profissional, o jovem disputou 21 partidas e concedeu seis assistências, tendo participação importante para a conquista do Brasileirão daquele ano.

Em 2021, o jogador recebeu ainda mais oportunidades e superou a quantidade de passes para gol da temporada anterior: foram sete assistências em 58 jogos, além de ter balançado as redes por duas vezes.

O ano de 2022 foi de altos e baixos para Matheuzinho, mas acabou de forma positiva. Com Paulo Sousa, ele era a primeira opção na lateral direita. Depois da chegada de Dorival Júnior, Rodinei ganhou a vaga. Junto a isso, o uruguaio Guillermo Varela chegou ao Flamengo.

Àquela altura, a temporada parecia ter se complicado para o jovem, porém, com o rodízio promovido por Dorival, Matheus acabou se tornando peça importante para o time que conquistou o Brasileirão e a Copa do Brasil. Ao todo, ele somou 47 partidas (34 como titular), nas quais fez dois gols e concedeu cinco assistências.

Em 2023, com Vítor Pereira, ele iniciou a temporada com ótimas participações e liderando a estatística de assistências, contudo, o treinador já demonstrou preferência por Varela, ao menos nos primeiros jogos.


Informações pessoais:

Nome: Matheus França Silva
Nascimento: 08 de setembro de 2000 (22 anos)
Naturalidade: Londrina, Paraná (PR)
Altura: 1,71m
Número da camisa: 34
Pé preferencial: Direito
Clubes anteriores: Londrina

Até quando vai o contrato dele com o Flamengo?

Matheuzinho tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2026.

Matheuzinho, lateral direito do Flamengo, com troféu do Campeonato Brasileiro sub-20
Foto: Divulgação/Flamengo

Quais títulos Varela conquistou na carreira?

  • Copa Libertadores da América (2022 – Flamengo)
  • Copa do Brasil (2022 – Flamengo)
  • Brasileirão (2020 – Flamengo)
  • Supercopa do Brasil (2021 – Flamengo)
  • 2x Campeonato Carioca (2020 e 2021 – Flamengo)
Compartilhe com os amigos

Veja também