Mundial de Clubes ainda terá duas edições no atual formato, antes de mudança da FIFA

Compartilhe com os amigos

Mundial de Clubes passará a ser disputado no novo modelo em 2025


A FIFA comunicou, nesta terça-feira (14), que o Mundial de Clubes terá um novo formato. A entidade máxima do futebol fez grandes alterações, e o torneio passará a ser disputado por 32 equipes, seguindo moldes da Copa do Mundo de seleções. A mudança, no entanto, não terá efeito imediato. Isso porque, a definição da FIFA entrará em vigência apenas em 2025. Sendo assim, os mundiais de 2023 e 2024 seguirão com as mesmas regras das últimas edições da competição.

A atualização no modelo de disputa do Mundial de Clubes é vista pela FIFA como uma forma de valorizar o torneio e atrair mais torcedores, visto que envolverá mais equipes. Na edição de 2022, por exemplo, apenas sete clubes estiveram na disputa, sendo eles: Flamengo, Real Madrid (ESP), Wydad Casablanca (MAR), Seattle Sounders (EUA), Al-Ahly (EGI), Al-Hilal (ARA) e Auckland City (NZL).

A partir de 2025, as vagas serão distribuídas da seguinte forma para os continentes: 12 para a Europa; 6 para a América do Sul; 4 para a África; 4 para a Ásia; 4 para América do Norte e Central; 1 para Oceania; 1 para país-sede. Até então, a Conmebol não decidiu quais serão os critérios para classificação. Para 2023 e 2024, segue o mesmo padrão atual, com o campeão da Libertadores sendo o representante da entidade.

Ainda vale destacar que o Mundial disputado em fevereiro de 2023 foi referente à temporada de 2022. Isso porque, com a realização da Copa do Mundo no fim do ano passado, não foi possível disputar o torneio entre clubes. O Mundial da atual temporada, por sua vez, está marcado para dezembro deste ano, e o Flamengo terá nova chance de ir atrás do título, caso conquiste a Libertadores.

Compartilhe com os amigos

Veja também