No dia 13 de fevereiro de 2022, o Flamengo conquistava o Mundial de basquete, sagrando-se bicampeão da competição. Diretamente de Cairo, no Egito, o Orgulho da Nação fez bonito contra o San Pablo Burgos, da Espanha, e ergueu a taça do Intercontinental da FIBA.
VEJA:
Superior desde o início do duelo, o Flamengo não teve problemas para vencer o time espanhol. No primeiro quarto, o Orgulho da Nação venceu por 25 a 12, garantindo 13 pontos de vantagem na decisão. No segundo período, não foi diferente: o Mengão manteve o ritmo e encerrou o quarto em 45 a 29, aumentando a diferença para 16 pontos.
Na volta do intervalo, o Flamengo tinha o objetivo de conseguir manter o resultado e se aproximar da taça do Intercontinental da FIBA. E assim o fez. Com domínio do dois lados da quadra, o Orgulho da Nação foi bem na defesa e no ataque, encerrando o terceiro quarto com os mesmos 16 pontos de vantagem: 65 a 49.
Já no quarto e último período, o Flamengo manteve a atuação de gala demonstrada em todo o confronto. Seguindo à risca as recomendações de Gustavo De Conti, o Orgulho da Nação montou uma muralha na defesa e foi agressivo no ataque, não dando chance de reação ao adversário. Fim de papo em Cairo, no Egito: Mengo 75 a 62.
Vale lembrar que o primeiro título do Flamengo havia sido em 2014, no Rio de Janeiro. Olivinha, único remanescente da conquista, foi destaque na partida que valeu o título de clubes mais importante do planeta ao basquete rubro-negro.
Agora, para tentar alcançar o mundo de novo, o Orgulho da Nação disputa a Champions League Américas. Isso porque, quem fatura o torneio continental conquista também uma vaga na disputa mundial da categoria. Após vencer o Instituto por 79 a 71, no Ginásio Angel Sandrin, em Córdoba, o Fla e se classificou em primeiro lugar no Grupo C da da competição. No mata-mata, o Mais Querido irá enfrentar o Universidad Concepción, do Chile.