Flamengo leva vantagem no retrospecto contra Independiente del Valle (EQU)
Por: Pedro Paulo Catonho
Mais de 6 mil quilômetros separam as sedes do Flamengo e do Independiente del Valle (EQU). Apesar da grande distância, as duas equipes têm criado certa rivalidade nos últimos anos. Mais um capítulo dos embates entre as times acontece nesta terça-feira (21), quando brasileiros e equatorianos começam a decidir a Recopa Sul-Americana 2023. No histórico, goleadas para ambos os lados e trocas de provocações. Relembre os outros duelos.
EMPATE NA ALTITUDE PELA RECOPA 2020
Assim como em 2023, Flamengo e Independiente del Valle decidiram a Recopa Sul-Americana em 2020. O primeiro jogo, realizado no dia 19 de fevereiro, aconteceu no Equador, com empate em 2 a 2. O time da casa abriu o placar com Jacob Murillo, no primeiro tempo. Na etapa final, Bruno Henrique e Pedro viraram para o Mengão. Mas, nos acréscimos, Cristian Pellerano, de pênalti, empatou o duelo, realizado na altitude de Quito.
TÍTULO DO MENGÃO E INCÔMODO NO EQUADOR
Na volta, realizada no dia 26 de fevereiro, o Flamengo não tomou conhecimento do Independiente del Valle, no Maracanã. Mesmo com Willian Arão expulso no primeiro tempo, o Mais Querido venceu por 3 a 0, com gols de Gabigol e dois de Gerson. O ‘Coringa’, como de costume, comemorou os tentos fazendo o gesto tradicional do ‘Vapo’, simulando um ‘corte de pescoço’. A celebração não caiu bem no Equador e o troco viria no próximo encontro.
As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!
DEL VALLE GOLEIA FLAMENGO E COMEMORA COM VAPO
Depois dos duelos da Recopa em fevereiro, Flamengo e Independiente del Valle caíram no mesmo grupo na Copa Libertadores da América. No dia 17 de setembro de 2020, as equipes se enfrentaram novamente em Quito, e os donos da casa aplicaram 5 a 0 no Mengão. Em um dos gols, Angelo Preciado, hoje no Genk (BEL) e no radar rubro-negro, comemorou imitando Gerson, com o ‘Vapo’, em alusão ao acontecido na Recopa Sul-Americana, seis meses antes.
GOLEADA RUBRO-NEGRA NO MARACA E “VAPO RECUSE IMITAÇÕES”
Com o então técnico Domènec Torrent pressionado e o Flamengo com vários desfalques por conta do Covid-19, as duas equipes voltaram a se enfrentar no dia 30 de setembro de 2020, no Maracanã, vazio por causa da pandemia. Apesar dos inúmeros problemas, o Rubro-Negro goleou, por 4 a 0, gols de Lincoln, Pedro e Bruno Henrique, duas vezes, pela fase de grupos da Libertadores. Em uma das comemorações, o camisa 27 chamou Gerson e demais companheiros para celebrar fazendo o ‘Vapo’, em resposta para Preciado.
Após o jogo, o ‘Coringa’ publicou, em redes sociais: “Vapo! Recuse imitações. Todos os direitos reservados ao Flamengo, campeão da Libertadores, Recopa e alguns outros”, escreveu o volante, em clara resposta aos equatorianos. Agora, as equipes vivem mais um capítulo do duelo nesta terça-feira (21).
RECOPA 2023
O primeiro jogo da Recopa Sul-Americana acontece nesta terça-feira (21), às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Banco Guayaquil, em Quito, no Equador. A volta está marcada para o Maracanã, no dia 28 de fevereiro. O Flamengo se qualificou para a disputa após vencer a Libertadores do ano passado, sobre o Athletico-PR. Já o Independiente del Valle ganhou a Copa Sul-Americana, diante do São Paulo.