Vítor Pereira utilizou o losango no meio campo contra o Independiente del Valle (EQU), na terça-feira (21)
Por conta da sequência de jogos decisivos no Flamengo neste início de temporada, Vítor Pereira ainda não conseguiu implantar o esquema favorito no time. Pelo contrário, o treinador optou por uma tática em que já declarou ser contra: com o ‘losango’ no meio campo. Diante do Independiente del Valle (EQU), na derrota por 1 a 0, na terça-feira (21), pela Recopa, o técnico foi ‘oposto aos princípios’.
Na partida de Quito, no Equador, Vítor Pereira optou por Thiago Maia como volante centralizado, Vidal mais para a esquerda, Everton Ribeiro na direita e Arrascaeta armando o jogo na ‘ponta’ do losango. Nos tempos de Corinthians, o treinador criticou essa forma de montar o meio campo justamente em uma derrota para o Flamengo, na Libertadores da América, quando o Mais Querido venceu por 2 a 0, em São Paulo, pela fase quartas de final.
— O losango (do Flamengo) dá espaços, principalmente do lado contrário. Parece que nunca tivemos essa intenção. Foi o que mais pedi à equipe, para encontrar espaços do lado contrário. Sempre tínhamos opção livre para receber, mas não tivemos capacidade de jogar no nosso melhor nível contra eles. Perdíamos bola no corredor, eles contra-atacavam — analisou Vítor Pereira, em entrevista coletiva no dia 3 de agosto de 2022.
As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!
Na ocasião, Dorival Júnior escalou o meio campo com João Gomes, Thiago Maia, Everton Ribeiro e Arrascaeta. Mesmo jogando na Neo Química Arena, o Flamengo se impôs no jogo e conseguiu a vitória, com gols do uruguaio e de Gabigol. Na volta, no Maracanã, o Rubro-Negro ganhou novamente, por 1 a 0, tento de Pedro, avançando para a semifinal e depois para o tricampeonato.
Pelo lado corintiano, na partida de ida, Vítor Pereira escalou três volantes – Cantillo, Du Queiroz e Maycon -, dois pontas rápidos – Gustavo Mosquito e Adson -, e um centroavante, Yuri Alberto. No Flamengo, o português pretende implantar o esquema com atacantes velozes. No futuro, o português espera que Everton Cebolinha tenha mais minutos, no lado esquerdo do campo. Já para a direita, o comandante pede reforços, e aprovou o nome de Ângelo, do Santos, com quem o Rubro-Negro negocia.
Vítor Pereira deve colocar o esquema favorito em prática no próximo sábado (25), quando o Flamengo encara o Botafogo, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Isso porque, os principais jogadores do elenco devem ser poupados para a Recopa. Everton Cebolinha é o favorito para assumir a ponta esquerda no clássico do Campeonato Carioca. Já na direita, Marinho, Matheus França e Matheus Gonçalves podem aparecer. A bola rola para o clássico a partir das 18h (horário de Brasília).
Se flamengo ficar dando ouvidos a esse tipo de matéria e a boa parte da impressa que quer instalar uma crise no time, vai quebrar, o cara não tem tempo de treinar, diretoria que dar 40 dias de férias e quer que o portuga faça milagre.