Lance de toque de mão na área aconteceu na reta final do primeiro tempo
A atuação do árbitro Andres Matonte, responsável por comandar a vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Independiente del Valle (EQU), irritou demais jogadores e torcedores rubro-negros no Maracanã. O juiz permitiu cera dos equatorianos e deixou de marcar algumas faltas ao longo da partida, que terminou com título dos visitantes, nos pênaltis. O lance que gerou maior discussão entre os flamenguistas aconteceu no primeiro tempo, em um toque de mão que seria pênalti ao Mengão. A Conmebol divulgou os áudios do VAR da partida pela Recopa.
“Toca na mão. Temos outra câmera? Há uma mão, mas está em posição natural. Quero mais câmeras. A bola pega na mão esquerda, mas para mim é de apoio. Para mim está em apoio e não é um toque intencional. Para mim não há pênalti”, disse o VAR, em diálogo com o árbitro Andres Matonte.
VEJA O VÍDEO DO DIÁLOGO:
Foi pênalti ou não? Conmebol divulga áudios do VAR no suposto pênalti a favor do Flamengo na Recopa Sul-Americana. #colunadofla pic.twitter.com/l2q9tthecZ
— Coluna do Fla (@colunadofla_en) March 2, 2023
Apesar do Flamengo ter vencido o jogo, com gol de Arrascaeta, aos 50 minutos do segundo tempo, o Mais Querido não ficou com o troféu da Recopa Sul-Americana. Isso porque, o duelo de ida, em Quito, no Equador, também terminou 1 a 0, a favor do Del Valle, e o confronto do Maracanã foi para os pênaltis. Como o meia da camisa 14 foi o único a desperdiçar a cobrança, o Fla perdeu a chance obter o bicampeonato.
Sem pênalti e sem a Recopa, o Flamengo tentará salvar o ano com as quatro competições que restam: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores da América e Campeonato Carioca. No Estadual, inclusive, o Mengo fará a próxima partida da temporada.
Domingo (05), às 18h10 (horário de Brasília), o Fla encara o Vasco, pela décima rodada do Campeonato Carioca, novamente no Maracanã. Para o Rubro-Negro, vale a confirmação da primeira colocação da fase de classificação e a Taça Guanabara. Ao Cruzmaltino, o jogo é importante para se manter no G4.